Pular para o conteúdo principal

Guarda Municipal apresenta balanço dos primeiros 15 dias da Operação Natal Seguro ao prefeito Fuad Noman
Foto: Amira Hissa

Guarda Municipal apresenta balanço dos primeiros dias da Operação Natal Seguro

criado em - atualizado em

Nos 15 primeiros dias da Operação Natal Seguro – lançada neste mês pela Prefeitura de Belo Horizonte –  mais de 300 abordagens foram feitas pelos guardas municipais a pessoas que estavam expostas a uma possível ação de ladrões e a outras em atitudes suspeitas, além da prisão de um cidadão que estava com mandado de prisão expedido pela Justiça em aberto. O balanço com as ações da Guarda Municipal foi apresentado ao prefeito Fuad Noman nesta quarta-feira (21), em reunião com o comando da corporação. 

A Operação Natal Seguro vai até 15 de janeiro e ganhou reforço a partir desta quarta-feira. O trabalho é caracterizado por um maior número de guardas municipais empenhados no patrulhamento do hipercentro (150), em uma ação conjunta com agentes da fiscalização e da SLU. O objetivo é aumentar a sensação de segurança dos comerciantes, das pessoas que fazem compras e de todos que moram ou precisam transitar pelo hipercentro, no período natalino.

O prefeito Fuad Noman agradeceu o empenho de todos os servidores envolvidos e destacou a importância de garantir a toda a população o direito de transitar pelas ruas da capital com segurança, sobretudo neste período onde o fluxo de pessoas se intensifica, devido ao período de festas.

As abordagens feitas pelos guardas municipais a pessoas em atitude suspeita e o repasse de dicas de segurança a cidadãos mais vulneráveis, sobretudo idosos, têm sido foco dos trabalhos, segundo o superintendente de Operações da Guarda Municipal, Júlio César de Freitas, relatou ao prefeito. 

“Temos orientado as pessoas a sair com quantias menores de dinheiro em espécie, manter a bolsa na frente do corpo, usar o celular somente em locais mais reservados e a redobrar a atenção com seus pertences ao embarcar ou desembarcar de coletivos”, disse. 

O secretário Municipal de Segurança e Prevenção, Genilson Zeferino, por sua vez, destacou que as ações têm sido direcionadas de forma a obter também bons resultados no combate à desordem urbana. “As intervenções estão sendo menos reativas, e mais estratégicas. Estamos lançando um olhar mais amplo sobre a área central, permitindo que setor cumpra o seu papel no combate a diferentes problemas, seja no quesito da segurança, da fiscalização, da limpeza, entre outros”, explicou.