Pular para o conteúdo principal

Guarda Civil Municipal ganha nova frota, ampliada, que já está nas ruas

criado em - atualizado em

A Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte passa a contar com uma frota totalmente renovada e ampliada. Os novos veículos foram apresentados pelo prefeito Alexandre Kalil na manhã desta quarta-feira, 27/2, na sede da Prefeitura, e já começaram a ser utilizados pela instituição nas ações de segurança na capital.


A nova frota é composta por 60 motocicletas e 84 viaturas de quatro rodas, somando 144 veículos. O acréscimo é de 28,5% se comparado à antiga, que dispunha de 39 motocicletas e 73 viaturas de quatro rodas, com total de 112 veículos.


No início desta semana, foi aprovada pela Câmara de Coordenação Geral (CCG) da Prefeitura a compra de mais motocicletas para a Guarda, o que, considerando os veículos que já integram a nova frota, vai significar um aumento de quase 50%.


“Vamos aumentar a segurança nas ruas de Belo Horizonte. A cidade não só está mais segura, como tem que apresentar uma sensação melhor de segurança. Esse aumento da frota, que estava programado antes mesmo do Carnaval, é o resultado de uma economia que temos feito na Prefeitura, para colocar o gasto na rua. É simplesmente uma filosofia de trabalho, que tem como objetivo atender a população. Não adianta a Prefeitura ficar atendendo prédio e burocracia”, afirmou o prefeito Alexandre Kalil.


O prefeito lembrou ainda que o edital do concurso para a contratação de mais guardas será publicado no próximo mês de março, prevendo a destinação de 20% das vagas para as mulheres. O percentual anterior era de 5%.


Inovação


De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, a principal novidade da frota da Guarda Municipal é a inclusão de dez veículos com cela, que serão usados no transporte de detidos. Houve, ainda, a incorporação de dois quadriciclos, cedidos pela Fundação Municipal de Parques e Zoobotânica, para serem utilizados pelo recém-criado Grupamento de Patrulha Ambiental da Guarda Municipal.


Para o comandante da Guarda Municipal, Rodrigo Sérgio Prates, o novo aporte logístico potencializa ainda mais a capacidade da corporação em garantir um Carnaval seguro para a população. “A chegada das novas viaturas nos fortalece para que possamos dar a Belo Horizonte o Carnaval que a cidade merece. Antes, por exemplo, não tínhamos micro-ônibus. A chegada de 10 viaturas com compartimento para o transporte adequado dos presos também merece destaque. Recebemos ainda bicicletas elétricas, que darão suporte ao patrulhamento de áreas como a da Pampulha, onde se concentra um patrimônio artístico que merece atenção especial”, considerou.


A substituição da frota é prevista no contrato firmado com a empresa locadora de veículos e ocorre a cada três anos, sem custos adicionais para o Município. A modalidade do contrato possibilita que a Guarda Municipal tenha sempre uma frota de veículos em ótimas condições de uso, para o exercício de suas atividades de patrulhamento preventivo e policiamento comunitário.


Efetivo


A Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte conta com um efetivo de 2.054 agentes, sendo 71 guardas femininas. Na última segunda-feira, dia 25/2, o prefeito Alexandre Kalil determinou que o efetivo feminino da Guarda passe de 5% das vagas para 20% das vagas. A orientação vale já para o próximo concurso público da instituição, que terá o edital lançado em março.


Nova frota


4 veículos Sedan

41 veículos Hatch

5 vans

5 peruas Station Wagon

2 furgões

3 micro-ônibus

3 picapes

11 caminhonetes

10 veículos com compartimento para transporte de presos

60 motocicletas de 300, 600 ou 750 cilindradas


guardas municipais e prefeito de belo horizonte

Foto: Rodrigo Clemente/PBH