Pular para o conteúdo principal

Dois Guardas civis municipais, com capacetes, à frente de um carro da Guarda, na frente da Prefeitura de Belo Horizonte, durante o dia.
Foto: Adão de Souza/PBH

Guarda Civil Municipal de BH comemora seus 16 anos em evento, no dia 23/8

criado em - atualizado em
Na sexta-feira, dia 23 de agosto, será comemorado, em cerimônia na Praça da Bandeira, às 10h, o 16º aniversário da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte. Desde a sua criação, em 2003, a corporação vem ampliando a qualidade do serviço prestado à população, com diversas melhorias nos últimos anos. No último final de semana, por exemplo, foram realizadas as provas objetivas do concurso que possibilitará o ingresso de 500 novos agentes na Guarda Civil Municipal.

 

De acordo com o comandante da Guarda, Rodrigo Sérgio Prates, o reforço no patrulhamento preventivo comunitário da cidade vai beneficiar a população. “Os 500 novos agentes irão se somar ao efetivo atual, composto por 2.049 guardas municipais e estaremos atuando de forma ainda mais efetiva para aumentar a sensação de segurança da população e no combate à desordem urbana na capital”, afirmou.

 

Além da ampliação do efetivo, estão entre os avanços da Guarda Municipal nos últimos três anos a criação, em 2018, do Grupamento de Patrulha Ambiental, a renovação da frota de viaturas e o lançamento da Patrulha SUS. A conquista do Plano de Carreiras da categoria e a aprovação do Manual de Diretrizes da Rotina Operacional também integram a lista.

 

 

Trajetória

Com uma atuação que se soma às forças de Segurança Pública estaduais, a Guarda Municipal é responsável pelo policiamento comunitário preventivo da cidade. A instituição exerce também o papel de manter a ordem pública, em articulação permanente com a rede de serviços da Prefeitura de Belo Horizonte, agindo na defesa dos direitos dos cidadãos e do patrimônio público da cidade.

 

A principal mudança na trajetória, já que inicialmente a Guarda Municipal tinha a função de atuar focada na manutenção do patrimônio da Prefeitura, ocorreu a partir de janeiro de 2017, quando o efetivo passou a realizar também ações preventivas contra a criminalidade. Cumprindo as determinações da Lei Federal 13.022, que atribuiu às guardas municipais do país a função de agir no sentido de conter a violência, isoladamente ou em conjunto com as forças de segurança estadual e federal, a instituição assumiu, desde então, uma série de novos desafios.

 

A Guarda Municipal passou a cumprir um importante papel na manutenção da ordem pública, tanto no seu aspecto urbano – ao evitar invasões, depredações e segurança aos cidadãos que utilizam os serviços públicos de transporte, saúde, educação, entre outros – quanto no social, com equipes sendo treinadas para atuar em grupos específicos voltados para garantia do respeito às questões de gênero, religião, violência doméstica e acolhimento a usuários de drogas que estejam nas vias públicas.

 

 

Semana de Eventos

Além da cerimônia de aniversário desta sexta-feira, dia 23, a Guarda preparou uma série de eventos para a cidade com ações educativas de trânsito e apresentações culturais. Serão realizadas blitzen com foco no respeito ao pedestre e haverá ainda o lançamento de uma nova modalidade de Patrulhamento da Operação Viagem Segura (com atenção especial para os pontos de ônibus), além de duas apresentações musicais.

 

 

Programação da Semana de Aniversário da Guarda Municipal 

Dia 23/8 – Solenidade do 16º Aniversário da Guarda – Praça da Bandeira, Mangabeiras, às 10h.

 

Dia 25/8 – Concerto de Aniversário com a Banda da Guarda – Praça Dino Barbieri, Pampulha, às 9h.

 

Dia 26/8 – Lançamento da Modalidade de Patrulhamento em Pontos de Ônibus - Centro, às 18h.

 

Dia 27/8 – Tributo ao Cantor Raul Seixas com a Banda Show da Guarda e convidados – Praça Sete, das 12h às 13h.

 

Dias 28, 29 e 30/8 – Operação Gentileza no Trânsito, panfletagem e orientação a motoristas e pedestres em diferentes pontos da cidade.