7 June 2019 -
O Grupo Escoteiro Taquaril, que faz parte do projeto Escotismo da Guarda Municipal, promoverá neste domingo, dia 9, uma ação que acontece em todo o país em referência ao meio ambiente. O 28º Mutirão Escoteiro de Ação Ecológica reúne diversos grupos do Brasil com atividades que levam os participantes a refletir sobre boas práticas para o meio ambiente, incorporando pequenas atitudes no comportamento cotidiano. Em Belo Horizonte o evento acontecerá no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, das 8h às 13h.
Fundado há doze anos, o Grupamento de Escotismo da Guarda Municipal reúne mais de 300 crianças e adolescentes, divididos em sete unidades, e oferece atividades que têm como princípio básico a lealdade, a obediência e o respeito ao próximo e em relação à natureza. São meninos e meninas com idades dos seis anos e meio aos 18 anos, a maioria socialmente vulneráveis, que encontraram no grupo um caminho para se manter afastados de uma trajetória de criminalidade.
O guarda municipal Wemerson Glauco, coordenador do grupo, explica que o projeto de criação do Escotismo na Guarda foi desenvolvido com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Parques Municipais, com o objetivo de estabelecer bases preventivas da violência e da criminalidade entre crianças e adolescentes da capital. O projeto conta com o trabalho voluntário de 18 guardas municipais que atuam nas sete bases de escotismo da cidade, cada uma com cerca de 45 escoteiros.