Pular para o conteúdo principal

Gestão do tempo foi um dos temas do Movimenta PBH de junho
Foto: Arte/Divulgação

Gestão do tempo foi um dos temas do Movimenta PBH de junho

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte promoveu encontros virtuais para os servidores e colaboradores da administração municipal durante o mês de junho, dentro da programação do Movimenta PBH.  Os temas dos eventos foram a osteoporose, alergias alimentares, gestão do tempo e um bate-papo sobre a cegueira.

 

Lígia Rache Pereira, gerente de Gestão do Desenvolvimento da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão e integrante do Movimenta PBH, explicou que os encontros tiveram o objetivo de promover o bem-estar e a qualidade de vida dos agentes públicos, com foco na saúde física e mental.

 

O primeiro bate-papo foi realizado no dia 2 de junho e tratou sobre a osteoporose. A reumatologista Joana Starling conversou com os participantes sobre as descobertas recentes sobre a doença, os fatores de risco, o controle e tratamento da doença, entre outros aspectos. “É bom ressaltar que atuar de forma preventiva é bem melhor do que o tratamento após o diagnóstico da osteoporose. Ela afeta todos os ossos do organismo, deixando-os frágeis e suscetíveis a fraturas. A prevenção pode ser feita com uma dieta rica em cálcios e derivados do leite, atividades físicas, evitar o tabagismo e o álcool, assim como o café e o sal em excesso”, disse.

 

O que são as alergias alimentares foram tema da palestra feita pela nutricionista Cleunice Castro no dia 9/6. Ela falou sobre as alergias e intolerâncias e as formas de tratamento. “Os fatores envolvidos são a predisposição genética, a potência antígena de alguns alimentos e os mecanismos de defesa gastrointestinais.  Os alimentos mais frequentemente envolvidos na alergia alimentar são leite de vaca, ovo, soja, trigo, peixe e crustáceos,” orientou Cleunice.

 

Gestão do tempo foi o tema do terceiro encontro, realizado no dia 21 de junho. O trainer em Programação Neurolinguística, Alexandre Junqueira, falou sobre as técnicas para otimizar o tempo. “Com uma rotina de gestão do tempo podemos produzir mais, ter mais tempo livre, obter mais recursos financeiros com novas fontes de renda e ter uma melhor gestão emocional. Uma boa gestão do tempo deve ter a clareza do objetivo e a organização do tempo e das tarefas”, aconselhou.

 

Para encerrar as atividades do mês, o Movimenta PBH promoveu um encontro sobre a cegueira, no dia 28 de junho. O oftalmologista Lucas Tavares Faria falou sobre a prevenção das causas mais comuns, como conviver com a cegueira, o tratamento e controle as condições reversíveis da doença. “As causas mais comuns da cegueira são a catarata, o glaucoma, a retinopatia diabética e a degeneração macular relacionada à idade. Os exames frequentes com especialistas são indicados para a prevenção da doença”, explicou Lucas.

 

Os encontros contaram com a parceria  da Unimed-BH e estão disponíveis, com material complementar, no site de EAD da PBH.