Pular para o conteúdo principal

Gestão Ambiental da Grande BH é tema do 1º Encontro Metropolitano de BH
Divulgação/SMMA

Gestão Ambiental da Grande BH é tema do 1º Encontro Metropolitano de BH

criado em - atualizado em

A necessidade de decisões unificadas sobre a política ambiental nos municípios da Grande BH foi tratada no 1º Encontro Metropolitano, realizado nesta sexta-feira (12). A reunião foi uma iniciativa da Prefeitura em parceria com Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e ocorreu na sede da Biofábrica de Joaninhas - Casa Amarela, na capital. 

A oportunidade serviu para que os representantes dos municípios presentes dividissem suas demandas, compartilhando possíveis soluções a serem implantadas. 

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck, é preciso que o conhecimento das gestões das cidades que fazem parte da região seja compartilhado e, a partir disso, sejam pensadas estratégias em comum. “Queremos qualidade de vida para toda a região metropolitana e, para isso, precisamos colocar à disposição de outros municípios os trabalhos científicos que desenvolvemos aqui, ouvir as demandas de todos os grupos e entender que, assim como o manejo de capivaras em Belo Horizonte culminou no fim da febre maculosa em Contagem, estamos diante de inúmeras influências diretas no que tange à gestão ambiental de outras cidades", destacou. 

A fala foi corroborada pelo secretário adjunto, Guilherme Pimenta, que sugeriu a troca de ideias como norte para as ações ambientais: "É o que justifica esse momento de dividir experiências, dificuldades e formas de entender como impulsionar a pauta ambiental dentro da Região Metropolitana de um ponto de vista mais técnico", apontou.

Como primeira etapa da estratégia, a agenda convocou os municípios que compõem o eixo central da região e fazem fronteira com BH.  Para a diretora geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Mila Corrêa, foi preciso fazer um recorte. “Quando pensamos que alguns problemas ambientais ultrapassam os limites territoriais dos municípios, percebemos que as fronteiras são fictícias e precisam de uma decisão unificada", disse. 

Além dos representantes da SMMA, participaram do encontro a secretária de estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), Marília Melo, além de representantes de Contagem, Ibirité, Santa Luzia, Vespasiano, Ribeirão das Neves e Betim.