Pular para o conteúdo principal

Gastronomia é um dos principais atrativos do Arraial de Belo Horizonte
Foto: César Tropia

Gastronomia é um dos principais atrativos do Arraial de Belo Horizonte

criado em - atualizado em

Com características marcantes e diversidade de sabores, a gastronomia mineira tem novamente destaque especial na 44ª edição do Arraial de Belo Horizonte. Sendo um dos principais pilares do festejo municipal, a gastronomia está sendo trabalhada em diferentes aspectos pela Belotur durante o período junino. Seja com os tradicionais quitutes dos bares do Mercado Central ou com a criatividade das receitas do Concurso Prato Junino, a Vila Gastronômica, espaço culinário de destaque na Praça da Estação, promete oferecer aos presentes iguarias juninas a preços populares. Confira a programação completa do evento acessando o Portal Belo Horizonte

 

“O Arraial de Belo Horizonte é um dos grandes eventos turísticos da capital mineira. Sendo assim, como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, trabalhamos o setor como um dos pontos principais do nosso festejo. Bares e restaurantes do Mercado Central, que tanto representam a cultura da nossa cidade, estarão presentes na festa, além das receitas vencedoras do Concurso Prato Junino. Os turistas e os moradores vão encontrar na Praça da Estação delícias variadas a preços populares, além dos grandes shows regionais e nacionais e o espetáculo das nossas quadrilhas”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur. 

 

Além dos bares, a Vila Gastronômica irá oferecer ao público presente mesas e cadeiras de madeira, música ambiente, área de brincadeiras, iluminação e decoração especial para o maior conforto.  Confira abaixo toda programação gastronômica do período junino:

 

Parceria com o Mercado Central 

 

Ação gastronômica pioneira para esta edição do Arraial é a parceria com o Mercado Central de Belo Horizonte. Bares do tradicional centro de compras da cidade terão pontos de vendas de alimentos na Vila Gastronômica. Os estabelecimentos Bar da Lora, Bar Mané Doido, Lá no Mercado Café, Bom Grill e Bar Zé da Onça irão levar para a Praça da Estação os aromas, os sabores e a cultura de um dos pontos turísticos mais icônicos da cidade. Conheça mais sobre os bares do Mercado Central que farão a alegria do público na Vila Gastronômica do Arraial de Belo Horizonte:

 

Bar da Lora

 

Famoso bar do centro de compras, o local oferece diversas opções de porções, como o fígado com jiló e o filé acebolado. Vencedor do ‘Festival Comida di Buteco’ em 2010, o Bar da Lora vai oferecer para os presentes caldos de variados sabores e petiscos.

 

Bar Mané Doido

 

O Bar Mané Doido é conhecido por oferecer deliciosas porções de comidas típicas da culinária mineira, além de diferentes opções de Prato Feito (o famoso PF). Entre os carros-chefes da casa estão o tropeiro, fritas e carnes. Para o Arraial, o bar também oferecerá doces típicos de festa junina.

 

Lá no Mercado

 

Loja de produtos locais, como queijos, vinhos e doces, o Lá no Mercado também conta com um café que oferece ótimas opções de lanches, bebidas e pratos feitos. Para o Arraial de Belo Horizonte, a ideia é preparar receitas típicas do período junino, como espetinhos, caldos e cachorro quente.

 

Bom Grill

 

O Bom Grill tem várias opções de carne e petiscos, além do tradicional chope gelado da casa. O estabelecimento levará para a Praça da Estação alguns dos sucessos do seu cardápio, adaptados para o evento.

 

Bar Zé da Onça

 

O Bar Zé da Onça é conhecido por oferecer bebidas para todos os gostos, deliciosos lanches, petiscos e aperitivos. Além das comidas juninas típicas, o bar levará para a Vila Gastronômica algumas de suas porções mais pedidas, como o famoso fígado com jiló.

 

Concurso do Prato Junino

 

Como em outras edições, os alunos vencedores do 4º Concurso Prato Junino terão seus pratos comercializados a preços populares na Praça da Estação. A competição surgiu para promover a gastronomia mineira, elogiada e reconhecida em todo o mundo pela simplicidade, criatividade e valorização dos ingredientes regionais, além de destacar os elementos do período junino de uma forma acessível e inovadora.

 

A edição de 2023 valorizou as lembranças nostálgicas das comidas caseiras, dos encontros em volta das mesas, das reuniões em família e dos amigos de infância.  O concurso é uma realização da Belotur em parceria com as faculdades de gastronomia Arnaldo, Estácio de Sá, Promove, Senac e UNA. Neste ano, as seletivas aconteceram entre 20 e 24 de junho, e a grande final ocorreu no dia 8 de julho. Confira abaixo os pratos vencedores de cada instituição: 

 

Una 

Anarriê de Abóbora: caldo de abóbora com pernil desfiado, barriga de porco marinada e empanada na pipoca. 

 

Senac

Galinhada no Palito: bolinho de galinhada acompanhado de creme de quiabo. 

 

Faculdade Arnaldo

Caminho da Roça, Estrada Tropeira: sanduíche de linguiça tropeira com couve, ovo com calabresa, vinagrete picante, maionese de cheiro verde e torresmo. 

 

Estácio de Sá

Taco Mineiro: tortilha de milho com chilli de porco, aioli de requeijão e salsa, com farofa de torresmo e crispy de couve. 

 

Faculdade Promove 

Ragu suíno com polenta de milho verde: ragu suíno com ora-pro-nóbis e polenta cremosa de milho verde.

 

Arraial de Belo Horizonte 

O Arraial de Belo Horizonte, que chega à 44ª edição em 2023, é o festejo junino mais representativo da Região Sul e Sudeste do Brasil, pela valorização e respeito à cultura e às tradições que envolvem o período. O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, apoio dos Supermercados BH, rádio oficial Liberdade FM, parceria de mídia da TV Globo Minas, parceria com o Mercado Central e colaboração técnica da Comissão Junina Mineira. 

 

Trabalhado a partir da ideia de uma ‘Experiência Junina Completa’, a festa belo-horizontina foca em três grandes eixos: a apresentação das tradicionais quadrilhas da cidade, shows musicais, com artistas locais e nacionais, e diversas atividades gastronômicas, como o Concurso Prato Junino e a Vila Gastronômica, sempre valorizando o título de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco. 

 

O Arraial de Belo Horizonte é um evento que cresceu e ganhou visibilidade ao longo dos anos, fazendo com que a capital mineira fosse considerada, pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, um dos cinco maiores destinos turísticos do período junino do país, ao lado de Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA).