Pular para o conteúdo principal

Fuad Noman visita obras no Conjunto Esperança e centro de reabilitação
Rodrigo Clemente/PBH

Fuad Noman visita obras no Conjunto Esperança e centro de reabilitação

criado em - atualizado em

O prefeito Fuad Noman visitou nesta terça-feira (17) obras realizadas pela Prefeitura de Belo Horizonte no Conjunto Esperança, Região do Barreiro. Com investimento de R$ 1,6 milhão, cerca de 3 mil famílias que moram no local já sentem mudanças significativas na qualidade de vida.

As intervenções realizadas incluem obras de contenção de encostas, reestabelecimento de acesso, passeios, rampas e escadas, instalação e revitalização de guarda-corpos e corrimãos, limpeza e manutenção de canaletas e pavimentação de becos que facilitam a circulação e o escoamento das águas pluviais.  

Para que as intervenções atendam toda a região do Conjunto Esperança, e evitem transtornos durante o período chuvoso, a Urbel realizou um contrato amplo, tratando 15 becos. Em 12 locais as obras já estão concluídas.

Está prevista a realização de 521m² de contenção e proteção de encosta, 300 metros de manutenção de canaletas que escoam a água das chuvas, além da instalação e reforma de 51m² de escadas, 272 m² de guarda-corpo e passeios para a população que transita no local. As intervenções facilitarão o acesso de diversos serviços na região.

O prefeito Fuad Noman destacou o empenho feito para que o pacote de obras de prevenção de risco geológico fosse concluído antes do período chuvoso. “A Prefeitura está buscando resolver o problema do risco geológico que as chuvas trazem. Nosso grande esforço este ano todo foi atacar as principais encostas com problemas. Tinham 250 encostas e já fizemos 208, ainda estamos fazendo algumas, mas, nas que já fizemos, as pessoas podem ficar tranquilas que a chuva já não vai trazer o desastre que trouxe em outras oportunidades”, comemorou o prefeito.

Há cerca de 28 anos a Prefeitura de Belo Horizonte construiu casas no local para o reassentamento de famílias oriundas de outras regiões da cidade.

Centro de Referência em Reabilitação

O prefeito Fuad Noman também visitou as instalações do Centro de Referência em Reabilitação (CREAB), no Bairro Flávio Marques Lisboa, na Região do Barreiro. A unidade oferta assistência em reabilitação física (incluindo hidroterapia), intelectual e realização de ostomias.

Atualmente, são 496 usuários cadastrados e 1.800 atendimentos por mês, com a capacidade de ampliação para mais mil acompanhamentos mensais, chegando a 2.800. Há ainda a perspectiva de ampliação dos serviços, com a concessão de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, além da inclusão da reabilitação auditiva.

A equipe de profissionais é composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais. O CREAB é um equipamento que atende pacientes encaminhados dos centros de saúde e, sendo assim, não é uma unidade que oferta atendimentos de forma espontânea. Por isso, para facilitar o acesso dos usuários, a estrutura está localizada no Complexo de Saúde do Barreiro, onde funcionam o Centro de Saúde Barreiro de Cima, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e o Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Para garantir o pleno atendimento dos usuários, a unidade possui também o sistema de prontuário eletrônico, em que todas as informações relacionadas à assistência dos pacientes podem ser acessadas de qualquer computador da rede. Essa modernização no fluxo de registro dos dados tem como objetivo possibilitar uma interligação entre os níveis de atenção à Saúde.

Outras unidades

Belo Horizonte conta ainda com mais quatro CREABs, localizados nas regionais Leste, Centro-Sul, Venda Nova e Noroeste. Essas unidades atuam de maneira integrada aos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), garantindo atendimento especializado aos usuários.

Os endereços e horários de funcionamento dos locais podem ser verificados no portal da Prefeitura.