Pular para o conteúdo principal

Retrato de Eustáquio Neves
Acervo pessoal/Divulgação

Fotógrafo e artista Eustáquio Neves participa de encontro no Bolsa Pampulha

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Viaduto das Artes, promove uma palestra com o fotógrafo e artista visual Eustáquio Neves. Durante o encontro, ele  compartilhará sua trajetória e abordará temas como a experimentação, o uso de manipulação química e a reflexão sobre a identidade e memória dos negros no Brasil. O encontro será realizado nesta sexta-feira (12), às 19h, no Museu da Moda - MUMO (Rua da Bahia, 1149, Centro). A entrada é gratuita.

 

A palestra integra a programação do “Diálogos MAP”, com atividades presenciais e abertas ao público que integra a 8ª edição do Bolsa Pampulha, iniciativa do Museu de Arte da Pampulha (MAP). Ao longo do programa de residências artísticas estão sendo realizadas palestras, mesas redondas e encontros com artistas e pesquisadores, de forma a incentivar e instigar a produção artística local.

 

Para o Coordenador do Museu de Arte da Pampulha, Rafael Perpétuo, “esta é uma oportunidade para os bolsistas e público conversarem com Eustáquio Neves e descobrir mais sobre sua pesquisa ímpar que encontra na materialidade da fotografia, na memória e arquivística pessoal, um modo de investigação que amplia os saberes das artes visuais.”

 

Sobre o Bolsa Pampulha

 

Uma das mais importantes iniciativas que envolvem residência artística e estímulo à produção de artes visuais no cenário brasileiro, o Bolsa Pampulha apresentou novidades nesta edição. Entre elas, ampliou sua atuação e abarcou os segmentos de design, arquitetura e arte-educação, além de artes visuais, o que aumentou o número de bolsas de 10 para 16. Também criou um recorte territorial, de forma a atender exclusivamente artistas, designers, arquitetos, educadores, entre outros, residentes em Belo Horizonte ou na região metropolitana da capital mineira, integrando os esforços da Prefeitura em apoiar o setor cultural da cidade que foi fortemente impactado pela pandemia de Covid-19. O programa é uma realização do Museu de Arte da Pampulha (MAP).

 

Viaduto das Artes

 

O Viaduto das Artes é um equipamento cultural e multidisciplinar instalado no Barreiro, região periférica de Belo Horizonte. Conta com galeria de arte, biblioteca, ateliês, jardim de esculturas, espaços formativos e expositivos instalados no baixio de um viaduto. Com área aproximada de 1.000 m², o local mantém diálogo cotidiano com a comunidade ao redor, e trabalha em prol do impacto cultural, educacional e social naquele território. A região, que engloba mais de 300 mil habitantes, exibe um cenário de tensões sociais e econômicas comuns à periferia de qualquer grande cidade brasileira. O equipamento cultural cumpre um raro papel de aproximação e transformação junto a essa vizinhança. O Viaduto das Artes foi selecionado como Organização da Sociedade Civil (OSC) para realizar a edição atual do Bolsa Pampulha.