Pular para o conteúdo principal

Mulher trabalhando virtualmente
Foto: Tiago Penna

Fórum Qualifica BH! deste mês discute o futuro do trabalho em encontro virtual

criado em - atualizado em

O Fórum Qualifica BH! deste mês discutirá o futuro do mercado de trabalho em encontro virtual nesta quinta-feira (15). Com o tema, “O Futuro do Trabalho: Estamos Preparados?”, o evento organizado pela Prefeitura de Belo Horizonte acontecerá das 9h às 11h, de forma gratuita e aberta ao público, sem a necessidade de inscrição prévia. O acesso pode ser feito neste link.

 

“Nesta edição do Qualifica BH!, convidamos especialistas para compartilharem seus conhecimentos sobre os desafios e tendências de um modelo de trabalho que é cada vez mais ágil e exigente em suas transformações. Precisamos estar com o radar sempre ligado para não nos perdermos nas novidades de um mercado que se reinventa constantemente”, explica Adriano Faria, secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte.

 

O tema do evento vem sendo debatido por vários especialistas ao redor do mundo. Segundo o relatório “O Futuro dos Empregos”, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial em 2020, a pandemia da Covid-19 acelerou processos e, o que antes era chamado de futuro do trabalho, já vem se tornando realidade. Ainda de acordo com o relatório, esse aceleramento aprofundou a desigualdade no mercado e apresenta um novo obstáculo aos trabalhadores mais vulneráveis.

 

“O trabalho e as profissões vêm mudando ao longo do tempo e, com a inclusão da tecnologia em praticamente todas as áreas, cada vez mais vivenciamos mudanças, por vezes positivas e outras negativas, então é importante que estejamos preparados para elas”, concorda Camilla Vieira de Freitas, diretora de Projetos Estratégicos e Inovação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e uma das convidadas do evento.

 

Neste sentido, Wellington Ferreira Cardoso, superintendente de Inclusão Digital da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel) e também convidado do evento, reforça a importância de iniciativas como o Fórum Qualifica BH!. “Debates como esse são extremamente importantes, porque as novas profissões estão surgindo e precisamos entender quais são as demandas existentes. No mercado como um todo, há uma demanda muito grande por profissionais de tecnologia, por isso na Prodabel estamos trabalhando com cursos e outras iniciativas para qualificar e educar pessoas nessa área”, afirma.

 

Além de Camilla de Freitas e Wellington Cardoso, o encontro vai contar com as participações de Genesson Honorato, que atua também como consultor de Diversidade, Inovação para RHs, Experiência e Futuro do Trabalho, além de Beatriz Leandro de Carvalho, Coordenadora do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional - CRESAN-MPL. O empreendedor cultural Simião Saimon Leão, do Movimento Viva o Granja!, fará uma intervenção na abertura do bate-papo.

 

Sobre o Fórum Qualifica BH!

 

Criado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico com o objetivo de conectar, voluntária e colaborativamente, entidades formadoras, instituições empresariais e de trabalhadores com as tendências locais, municipais, regionais e nacionais do mercado de trabalho e empreendedorismo contemporâneos, o Fórum Qualifica BH! acontece mensalmente, sempre na terceira quinta-feira do mês.