Pular para o conteúdo principal

Rotativo Digital
Foto: Divulgação PBH

Food trucks poderão ocupar vagas usando apenas um rotativo digital por dia

criado em - atualizado em

A BHTrans informa que, a partir desta quinta-feira, 12 de março, as vagas de estacionamento do sistema de rotativo digital poderão ser utilizadas por veículos automotores que exercem atividades de comercialização de alimentos em locais públicos. Os veículos, também conhecidos por food trucks, poderão utilizar uma mesma vaga de estacionamento durante todo período de funcionamento do sistema rotativo digital mediante a ativação de apenas um crédito, valendo assim por todo o dia.
 
A nova regra é válida para os food trucks que possuem autorização do município para o comércio de alimentos em locais públicos e devem seguir as exigências da portaria BHTRANS DSV Nº 006 / 2020, publicada no Diário Oficial do Município. Confira as regras:

  • Ativar um crédito eletrônico, por dia, sendo válido em qualquer vaga do sistema de estacionamento rotativo de Belo Horizonte; 
  • A ativação deve ser do crédito eletrônico. Não será aceito a ativação do bônus de gratuidade. 
  • O veículo deve ter dimensões máximas de seis metros de comprimento por 2,2 metros de largura;
  • O veículo não poderá estar preso a nenhuma estrutura fixa porventura existente na via;
  • O veículo deve estar em condições para circular nas vias;
  • A licença válida de funcionamento do veículo e comércio de alimentos em locais públicos, expedida pelo Município, deve estar afixada em local visível;
  • O responsável pelo veículo deve atender as orientações e solicitações da BHTrans relativas às questões de trânsito, de segurança quanto aos pedestres e motoristas, entre outras.
     

 

Associação dos Comerciantes de Alimentos

O presidente da Associação dos Comerciantes de Alimentos em Veículos (ASCAVE), Cícero Alves, agradeceu o empenho da Prefeitura de Belo Horizonte e da BHTrans que viabilizaram essa mudança na utilização do rotativo digital para veículos food trucks.

“É uma grande vitória para todos nós que atuamos com carros de lanches/ food trucks licenciados em Belo Horizonte. Graças ao empenho de todos, a partir do dia 12, nós vamos utilizar apenas um crédito de rotativo por dia”, destacou Cícero.

 

 

Estacionamento Rotativo

Atualmente, o sistema de Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte conta com 23.631 vagas físicas que, quando respeitado o tempo de permanência máximo, se transformam em 106.079 oportunidades de estacionamento em 876 quarteirões da capital.

Em junho de 2018, foi lançado o Estacionamento Rotativo Digital. Com o aplicativo no celular o motorista pode comprar créditos para usar as vagas de estacionamento rotativo da capital. O crédito do Rotativo Digital custa R$ 4,40 e é válido para utilização em quaisquer dos tempos regulamentados (1h, 2h, 5h ou 12h). Vale lembrar que quem ainda possui a folha de talão, do sistema anterior, ainda pode utilizá-la.

O sistema de Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h (em alguns locais o uso do crédito ou da folha é liberado aos sábados). Aos domingos e feriados as vagas de rotativo na cidade ficam liberadas. Mais informações podem ser conferidas nesta página.

 


Números do Rotativo Digital – Fevereiro/2020

O Rotativo Digital já conta com 577 mil usuários (dados até o final de fevereiro de 2020). Esses usuários fizeram 429 mil aquisições de créditos eletrônicos e realizaram 409 mil ativações para o uso na vaga do Rotativo em fevereiro. O sistema já conta com 14 empresas de aplicativos e quatro de postos físicos de venda de créditos, para aqueles que não fazem uso de smartphones.