Pular para o conteúdo principal

Mirante do Mangabeiras durante o dia.
Foto: Amira Hissa/PBH

Finalistas do Hackatur de Turismo serão conhecidos nos dias 26 e 27/8

criado em - atualizado em

Entre os dias 26 e 27 de agosto, serão conhecidos os finalistas da 2ª edição do “Hackatur - Desafios de Inovação no Turismo”, programa realizado em parceria da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, com o Sebrae Minas, dentro do projeto Investe Turismo. O objetivo é gerar conexões e negócios e estimular soluções criativas e inovadoras para a cadeia produtiva do turismo em Belo Horizonte.

 

A fase de seleção dos finalistas começa na próxima segunda-feira, dia 26, no restaurante Paladino, das 8h30 às 18h. Durante a imersão, acontecerá a apresentação de cada startup participante do projeto e suas soluções. Haverá também exposições dos principais desafios vivenciados na gestão dos empreendimentos gastronômicos e aplicação da PMCanvas (metodologia inovadora de gerenciamento de projetos), para desenvolvimento das propostas e seleção das startups que passarão para a próxima etapa de desenvolvimento da tecnologia.

 

Já no dia 27, terça-feira, acontecerá das 14h às 18h a seleção das oito startups que estarão na fase final. Essa etapa consiste também na participação de restaurantes do Circuito Gastronômico da Pampulha. “O encerramento do Hackatur 2019 acontecerá no dia 29 de outubro, no restaurante Paladino, simultaneamente com o Festival Gastronômico da Pampulha”, informa o analista do Sebrae Minas Renato Lana.

 

 

Hackatur 2019

“Este ano, o foco do Hackatur é o segmento prioritário da gastronomia, aproveitando as ações desenvolvidas pela Belotur, para fortalecimento desse importante setor em Belo Horizonte, responsável por atrair visitantes e movimentar a economia local. Essas ações visam reforçar a candidatura de Belo Horizonte lançada para integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco em Gastronomia”, explica o presidente da Belotur, Gilberto Castro.

 

Mais de 35 startups se inscreveram com propostas de soluções para atender especificações como: entender os anseios do público-alvo; criar estratégias de relacionamento e de prospecção de novos clientes; promover a sustentabilidade como diferencial dos restaurantes; e ainda, conectar profissionais especializados e qualificados com o setor de alimentação, com o objetivo de reter grandes talentos.

 

As propostas recebidas contemplam soluções como cardápios digitais, conexão entre produtores e fornecedores, assistência digital personalizada, sistemas de pagamentos e pedidos, redução de energia, gestão de resíduos, fidelização e relacionamento com público.

 

O Hackatur faz parte do Futurismo - Programa de Pesquisa e Inovação Turística, que tem o objetivo de promover intercâmbio com o ambiente acadêmico e consolidar a capital mineira como um destino turístico inteligente, competitivo e sustentável.