Pular para o conteúdo principal

Lobo-guará e filhote recém-nascido.
Foto: Suziane Fonseca/PBH

Filhote de lobo-guará nasce no Jardim Zoológico de BH

criado em - atualizado em

A chegada de lobos-guará (Chrysocyon brachyurus) ao Jardim Zoológico da Fundação de Parque Municipais e Zoobotânica, no mês de julho, trouxe uma bela surpresa: uma das duas fêmeas vindas do Criadouro Científico de Fauna Silvestre da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), de Araxá, estava grávida e seu filhote, de uma espécie considerada “vulnerável”, conforme a classificação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), nasceu no final de agosto. Com quase dois meses, o filhote ainda recebe os cuidados da mãe e já começa a apresentar comportamentos próprios da espécie.
 

Vale ressaltar que o Jardim Zoológico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica participou, em 2008, da elaboração do Plano de Ação para a Conservação do Lobo-guará que teve como objetivo reunir especialistas de vários países para definir estratégias compartilhadas e propor ações em prol da conservação dessa espécie.

 

Características

O lobo-guará é o maior canídeo sul-americano, com peso entre 20 e 30 kg. A espécie tem características morfológicas peculiares entre os canídeos, como patas longas e finas, pelos longos laranja-avermelhados e orelhas grandes. Possui uma crina negra no dorso, mesma cor do focinho, das patas dianteiras e mais da metade das patas traseiras.

 

Curiosidades

É mais ativo nas primeiras horas da noite, quando anda até 25 km à procura de alimento. Mamífero solitário, forma casal apenas no período de reprodução. Ocorre no Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai.


Animal onívoro: Alimenta-se de pequenos animais e frutos do cerrado, como o fruto da lobeira.
 

Reprodução: A gestação dura cerca de 2 meses. Nascem de 2 a 4 filhotes com pelos pretos no corpo e a ponta da cauda branca. Aos 6 meses, apresentam a coloração dos adultos.