Pular para o conteúdo principal

Festival do Clima contará com edição especial do Projeto “Uma noite no Aquário”
Livia Ansaloni/PBH

Festival do Clima contará com edição especial do Projeto “Uma noite no Aquário”

criado em - atualizado em

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Prefeitura de Belo Horizonte vai realizar, nesta sexta-feira (7), mais uma edição do projeto “Uma noite no Aquário”, que consiste em uma visita guiada no período noturno aos 22 tanques que compõem o aquário temático da Bacia do Rio São Francisco. Oferecida pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, esta é uma oportunidade para visitar o local sob um olhar diferente e conhecer as espécies de peixes que possuem hábitos noturnos, entre eles o surubim, um dos maiores peixes de água doce do Brasil, podendo chegar a 1,8m de comprimento. Esta edição faz parte da programação do Festival do Clima, que acontece em diferentes regiões de BH entre os dias 5 e 9 de junho.

Na programação desta edição da visita noturna ao Aquário, estão previstas atividades diversas, entre elas uma exposição de réplicas intitulada “Peixe é tudo igual?”, acompanhada de um vídeo educativo sobre o tema. Também estará disponível ao público o jogo pedagógico “O Peixe Migrador”, para celebrar o Dia Mundial da Migração de Peixes, comemorado em 25 de maio.

Durante o jogo, haverá um bate-papo informal com os presentes sobre a importância desta atividade dos peixes para o equilíbrio ambiental e manutenção das suas populações. Além disso, o público também poderá participar da atividade “O outro lado do aquário”, uma das mais apreciadas pelos visitantes. Nela são mostrados os bastidores de alguns tanques, dos laboratórios e também dos cuidados dedicados aos mais de três mil peixes do local. Durante esse tour, técnicos do Aquário também explicam sobre o trabalho desenvolvido em prol da conservação desses animais, especialmente das espécies ameaçadas de extinção. Para participar desta atividade, é necessário que o visitante se inscreva junto a um dos educadores ambientais na entrada do Aquário. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de chegada.

Vale lembrar que o acesso ao Aquário nas datas de visitação noturna é feito exclusivamente pela portaria localizada na Avenida Antônio Francisco Lisboa, 450, Pampulha, e que na ocasião não é permitido estacionar dentro das dependências do espaço.

Sobre o Aquário

Aquário da Bacia do Rio São Francisco, localizado dentro do Zoológico de BH, é o maior entre os temáticos do Brasil e destaca várias riquezas culturais do “Velho Chico", como é conhecido o Rio São Francisco, um dos mais importantes do país.

Entre as cerca de 50 espécies de peixes que o visitante poderá conhecer de perto estão dourados, curimatãs, matrinxãs, piaus, pacamãs, cascudos, lambaris, mandis, piranhas, pacus, curimbas, piabas, surubins e pirambebas, além de espécies ameaçadas de extinção.

Sobre o Festival do Clima

O Festival do Clima será de 5 a 9 de junho, tendo sua programação principal no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, mas com atividades também no Teatro Francisco Nunes, Cine Santa Tereza e outros parques espalhados por diferentes regiões da cidade.

Apresentações artísticas, cinema, gastronomia, oficinas, atividades educativas e muito debate integram a programação gratuita. Para participar de algumas atividades, é necessária a inscrição prévia.

O Festival do Clima é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, o Movimento Virada Climática, o Festival Natureba e o Paraíso Veg. A proposta é abrir espaço para uma tomada de consciência sobre o papel de cada um nas mudanças climáticas que estão ocorrendo em todo o planeta, envolvendo o público de diferentes idades.  Clique aqui  e confira toda a programação.

Serviço - Visita Noturna ao Aquário do Rio São Francisco

Data: sexta-feira (7)

Horário:  das 18h30 às 22h (entrada de visitantes permitida até 21h).

Local: entrada exclusivamente pela avenida Antônio Francisco Lisboa, 450, Pampulha.

Capacidade: 600 pessoas

Informações sobre valores de ingresso (pedestres e veículos): na página da Fundação de Parques, menu “Preços e horários”

Não será permitido estacionar nas dependências do Aquário.