Pular para o conteúdo principal

Fotografia da fachada do Cine Santa Tereza ao anoitecer, tirada de baixo para cima. O prédio tem um formato levemente curvado nas bordas por causa do efeito da foto.
Ricardo Laf

Fenda leva o cinema experimental ao Cine Santa Tereza e ao Centro Cultural Vila Marçola

criado em - atualizado em

A 4ª edição do Festival Experimental de Artes Fílmicas (Fenda) ocupa o Centro Cultural Vila Marçola (CCVM) e o Cine Santa Tereza desta terça-feira (4) a domingo (9), com performances, atividades formativas e exibição de filmes. Com entrada gratuita, as sessões no Cine Santa Tereza têm ingressos distribuídos pela plataforma Sympla ou na bilheteria do cinema 30 minutos antes de cada sessão. No CCVM, a atividade é voltada ao público jovem e adulto, com 30 vagas preenchidas por ordem de chegada. A programação completa do Cine Santa Tereza está disponível no Portal PBH.

O Centro Cultural Vila Marçola, no Aglomerado da Serra, abre a programação com atividades da “Mostra Horizontes”, dedicada ao artista Paulo Nazareth. O equipamento também recebe a oficina “Montagem Monstruosa”, com experimentação de processos de criação a partir da montagem, além de uma performance inédita realizada em sua área externa.

Ao longo da semana, o Cine Santa Tereza concentra a maior parte da programação do festival com 17 sessões em DCP, Super 8 e 16 mm, além de debates e encontros com realizadores brasileiros e internacionais. O equipamento recebe as mostras “Competitivas Internacional” e “RMBH”, com filmes produzidos no último ano; a “Mostra Visões”, dedicada a retrospectivas de artistas convidados; a “Mostra Intempestivas”, que estabelece diálogos entre obras históricas e produções contemporâneas do cinema experimental; e a “Sessão Infantil”, para crianças e famílias.

Ponto de encontro da experimentação

A programação reúne filmes de 24 países e territórios, representando cinco continentes, transformando Belo Horizonte em ponto de encontro da produção audiovisual experimental contemporânea. Entre os convidados desta edição estão a artista visual e cineasta brasileira Luísa Marques (Darks Miranda), a fotógrafa e cineasta austríaca Friedl vom Gröller, a realizadora argentina Carolina Fusilier, e o cineasta filipino Miko Revereza, que participam de sessões e encontros com o público.

Consolidado como um dos principais festivais brasileiros dedicados ao cinema experimental e às artes da imagem em movimento, o Fenda chega ao quarto ano ampliando o acesso do público a obras e artistas que exploram novas possibilidades para a linguagem audiovisual. O festival tem direção artística do professor, pesquisador e crítico de cinema Victor Guimarães.

Serviço
4º Festival Experimental de Artes Fílmicas (Fenda)

Data: de terça-feira (4) a domingo (9)
Locais: Centro Cultural Vila Marçola (Rua Mangabeira da Serra, 320, Aglomerado da Serra) e Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza)
Retirada dos ingressos gratuitos: no Sympla ou na bilheteria do Cine Santa Tereza (30 minutos antes de cada sessão)
Classificação indicativa: conforme cada atividade
Programação completa: portal PBH

Acesso ao CCVM por ordem de chegada, conforme capacidade do espaço