Pular para o conteúdo principal

Feira de Agricultura Urbana realiza edição especial no Mês da Alimentação
Foto: Amira Hissa/PBH

Feira de Agricultura Urbana realiza edição especial no Mês da Alimentação

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte promove, nesta quinta-feira (6), mais uma edição especial da Feira ampliada da Agricultura Urbana. Os agricultores irão comercializar seus produtos na rua Goiás, atrás da sede da Prefeitura, das 9h às 14h. A atividade faz parte da programação do Mês da Alimentação. 

Entre os produtos que serão comercializados estão hortifrutigranjeiros, folhosas, raízes, ervas e frutas, além de flores, sementes e outros gêneros da terra, cultivados em unidades produtivas comunitárias. Além dos agricultores, que expõem semanalmente na Feira, a Central de Abastecimento da Agricultura Familiar e Urbana (CAFA), a Associação Horizontes Agroecológicos e agricultores familiares mobilizados pela EMATER farão a comercialização de produtos como, artesanato, bebidas, bolos, castanhas, cereais e derivados, conservas, café, doces, farinhas, feijão, geleias, mel, queijo e quitandas. Serão ao todo 12 barracas com a diversidade dos produtos da gastronomia mineira, possibilitando a comercialização direta de quem produz para quem consome. 

Nesta edição, atividades interativas e oficinas de Educação para o Consumo Alimentar fazem parte da programação. O objetivo é mobilizar o público e esclarecer dúvidas sobre alimentação saudável e temas pertinentes à alimentação.  

Confira a programação completa do Mês da Alimentação. 

Abastecimento e Acesso a Mercados 

A Feira da Agricultura Urbana é uma das ações da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, e corresponde ao objetivo estratégico de fomento a agricultura familiar e urbana e a construção social de mercados, com a finalidade de aumentar a produção, o acesso e o consumo de alimentos saudáveis e produzidos de forma sustentável, assim como a geração de renda para quem mais precisa.

O circuito de comercialização é composto pela feira central, que acontece semanalmente na rua Goiás, e pelos pontos de venda distribuídos em quatro regionais da cidade. Participam destes espaços agricultores urbanos de Belo Horizonte selecionados em chamamento público, cuja produção já é agroecológica e/ou que já esteja em processo de conversão. A feira promove o trabalho familiar e de cooperativas, associações e outras organizações da economia popular e solidária. Confira os pontos regionais da Feira da Agricultura Urbana de Belo Horizonte. 

Além da Feira da Agricultura Urbana, outras Feiras de comercialização de alimentos estão em funcionamento no município. Confira os dias e locais de funcionamento da Feira de Orgânicos, Feira Livre, Feira Modelo, Direto da Roça.