Pular para o conteúdo principal

Feira da Cidadania tem novo endereço
s

Feira da Cidadania tem novo endereço

criado em - atualizado em

Expositores da Feira de Artesanato do Programa Espaço de Cidadania (PEC) da Prefeitura de Belo Horizonte estarão em frente ao Colégio Arnaldo, no Funcionários, a partir desta sexta-feira (7).  A nova localização fica no quarteirão da Avenida Bernardo Monteiro entre a Avenida Brasil e a Rua dos Timbiras. A mudança temporária ocorre devido a revitalização do quarteirão fechado onde originalmente ocorre a feira (Avenida Brasil e Rua dos Otoni), prevista para um ano. A Feira Espaço da Cidadania acontece todas as sextas-feiras, das 8h às 16h.

O Programa Espaço Cidadania (PEC), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania de Belo Horizonte, tem o objetivo de gerar oportunidades de trabalho e renda e de promover a inclusão social e produtiva através da realização da Feira de Artesanato e diversas ações formativas. São cerca de 70 barracas com exposições de peças decorativas e de artesanatos, bijuterias, roupas, acessórios, calçados, produtos pet, essência e artigos para casa.

O espaço de comercialização é uma fonte de renda e inclusão social com capacidade para até 435 artesãs e artesãos acompanhados pelo Programa. De janeiro a maio deste ano, as feiras promovidas pelo Programa movimentaram cerca de 370 mil de renda. Em 2023, foram cerca de um milhão de renda bruta. Além das realizações das Feiras, o Programa oferece oportunidades de aperfeiçoamento profissional e gerencial para as pessoas cadastradas.

Programa Espaço de Cidadania

O Programa Espaço Cidadania atende artesãs e artesãos independentes ou empreendimentos econômicos solidários cujos integrantes são de segmentos vulnerabilizados por motivos interseccionais, étnico-raciais, geracionais, de gênero, classe social, orientação sexual, saúde mental, entre outros. Abrange participantes das nove regiões de Belo Horizonte, visando também enfrentar situações de violência e violação de direitos humanos, visando à superação, empoderamento econômico e emancipação.

A comercialização dos produtos é realizada de forma permanente na Feira de Artesanato e em edições extras que acontecem em datas comemorativas e eventos específicos ao longo do ano em espaços públicos - praças e ruas na cidade.

Em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, uma semana por mês, e de segunda a quinta-feira, de 9h às 16h,  o Programa Espaço de Cidadania expõe cerca de 60 barracas nas unidades do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, na capital mineira. A Feira é aberta ao público.