Pular para o conteúdo principal

Fashion show no Teatro Raul Belém Machado celebra cultura e arte urbana de Belo Horizonte
Foto: Ricardo Laf

Fashion show no Teatro Raul Belém Machado celebra cultura e arte urbana de BH

criado em - atualizado em

O Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado recebe neste domingo (4), às 19h, o espetáculo “I Feel Gud”, que reúne graffiti, moda, teatro, música e dança. O evento é a apresentação de uma coleção de moda, que busca trazer performances diversas, com destaque para personalidades locais como DJs, MCs, grafiteiros e b-boys. Os ingressos podem ser retirados de forma gratuita no site da Sympla ou na bilheteria do teatro, a partir de duas horas antes das apresentações. A programação completa dos teatros municipais pode ser acessada no Portal Belo Horizonte.

 

O fashion show “I Feel Gud" é uma narrativa contada por meio dos personagens criados pelo grafiteiro mineiro Gud Assis para a estamparia da coleção. Neste espetáculo, o público terá a oportunidade de conhecer a coleção de moda inspirada na arte de Gud, criada pela fashion designer Silma Dornas. Além disso, os espectadores poderão desfrutar de performances de profissionais do graffiti, artes cênicas, música e dança que celebram a cultura urbana, com a participação de DJs, MCs, grafiteiros e b-boys. Em uma grande celebração, Gud Assis e o antropólogo Rodrigo Ribeiro buscam, através do desfile de moda, transcender a passarela e abrir palco para a arte em suas mais diversas manifestações.

 

Durante o espetáculo, os personagens, interpretados por atores e dançarinos, ganham vida e se tornam os protagonistas de uma história que destaca a criatividade cultural do hip hop e que desafia a desigualdade social que dita tendências da moda e comportamento. O evento busca evidenciar o potencial mercadológico de artistas urbanos periféricos, mostrando que a cultura de rua pode ser um grande gerador de negócios e oportunidades. O fashion show celebra a moda como uma expressão artística importante na cultura urbana da cidade, em especial nas periferias.

 

Além das personalidades da cultura hip hop belo-horizontina, como Gud, o rapper Roger Deff, o b-boy Fábio Nogueira e os grafiteiros Wanatta e Goma, fazem parte do elenco figuras icônicas da cidade. Dentre elas, Alberto Tinim, ator e escritor de 79 anos, símbolo da luta em prol do teatro mineiro, e o quadrinista Lacarmélio Alfeo, amplamente conhecido como Celton, considerado pelos artistas urbanos como o pioneiro em pintar os muros de Belo Horizonte.

 

O Fashion show é dirigido pelo coreógrafo Fábio Dornas e pelo produtor de moda Aldo Clécius, enquanto o diretor musical DJ Edd é responsável por proporcionar uma experiência musical única para o público. Ao longo da apresentação, os espectadores são levados em uma jornada musical que abrange diversos gêneros, incluindo blues, jazz, soul, funk, R&B, disco music e rap.  O cenário é inspirado na cultura do hip hop, idealizado pelo arquiteto e designer Louis Mooren. O espaço cênico traz um vagão de metrô, remetendo às práticas dos pioneiros da cultura do graffiti em Nova York, onde os artistas pintavam os metrôs para que seus nomes cruzassem a cidade de ponta a ponta. Além disso, Mooren incluiu o icônico Viaduto Santa Tereza no cenário, um local que se tornou referência para as manifestações artísticas e culturais ligadas às juventudes da cidade, incluindo a cena do hip hop. Com essa ambientação autêntica e cuidadosa, o público é transportado para dentro da cultura de rua e pode se conectar com a história e a essência do movimento.

 

Serviço

I Feel Gud | Fashion Show

Dia domingo (4), às 19h

Duração: 90 minutos

Classificação: 16 anos

 

Ingressos: antecipado no site da Sympla ou na bilheteria do Teatro a partir de 2 horas de antecedência

 

Local: Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado – Rua Leonil Prata S/N, Alípio de Melo.