Pular para o conteúdo principal

FAN BH 2023 divulga propostas artísticas e afroempreendedores pré-selecionados
Arte/PBH

FAN BH 2023 divulga propostas artísticas e afroempreendedores pré-selecionados

criado em - atualizado em

Um dos principais Festivais de Arte Negra do Brasil, o FAN BH 2023, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Lumiar, anuncia as propostas pré-selecionadas para compor a aguardada programação da 12ª edição do evento, que acontecerá de 23 a 29 de outubro. As listas completas da pré-seleção, definidas a partir de três chamamentos públicos, podem ser acessadas em portalbelohorizonte.com.br/fan. A produção do evento entrará em contato com os pré-selecionados para definir a disponibilidade e as condições de participação das atrações na programação oficial. 

O primeiro chamamento é para pré-selecionar propostas artísticas das áreas de música, teatro, dança, cinema, literatura e cultura popular, entre outras. Já o segundo é para artistas que possuem interesse em fazer parte da Residência Artística “Coração Tambor”, imersão coletiva que resultará em uma exposição/performance a ser apresentada ao público durante o Festival. O terceiro chamamento, por sua vez, é voltado para afroempreendedores de Belo Horizonte e Região Metropolitana que pretendem participar do tradicional Mercado Ojá do FAN BH.

As propostas para os três chamamentos públicos foram analisadas conjuntamente pela equipe curatorial do evento, formada por sete representantes de diferentes linguagens artísticas, e pela Comissão Artística, composta por duas representantes do poder público e duas da sociedade civil. O Festival de Arte Negra de Belo Horizonte - FAN BH é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, que tem como objetivo promover a diversidade e a riqueza da cultura afro-brasileira.

Chamamento público para propostas artísticas 

Voltado para artistas de Belo Horizonte e também da Região Metropolitana, o primeiro chamamento público pré-selecionou propostas artísticas de diversas áreas, tais como, artes cênicas, artes visuais, artes integradas, audiovisual, cultura popular e urbana, literatura e música. Destas, foram escolhidas atrações para uma programação gratuita destinada a diversos gostos e faixas etárias. Puderam se inscrever pessoas físicas, jurídicas ou coletivos artísticos com manifestações culturais e linguagens artísticas variadas. 

Residência artística “coração tambor”

Nesta edição do Festival, o tema escolhido para a residência artística é “Coração Tambor” e tem como intuito proporcionar o encontro de gerações e linguagens, e entrelaçar os fios que costuram histórias e memórias. Na encruzilhada entre o passado, o presente e o futuro da cultura preta, um elemento sempre se faz latente: o TAMBOR. A batida do tambor imita o som do coração, traz vida e conexão. Esse pulsar que é afro diaspórico está presente nos graves do funk, nas rodas de capoeira, nos quilombos, nos terreiros e na pele que reverbera e habita a cidade. Os inscritos são artistas acima de 18 anos, de todas as linguagens, que residem em Belo Horizonte e Região Metropolitana e que compreendem sua arte como eco das vozes presentes no instrumento ancestral. 

Foram pré-selecionados 10 (dez) artistas para encontros de imersão que acontecerão presencialmente em espaço cênico localizado na região central de Belo Horizonte. Os residentes contarão com a mentoria de diferentes representantes de linguagens artísticas e atuantes na cena cultural. A imersão coletiva dos selecionados resultará em exposição/performance que será incluída na programação do FAN BH 2023.

Ojá – Mercado das Culturas

Com origem na língua Yorubá, que significa “Mercado”, o Ojá, que será montado no Parque Municipal, é reconhecido como um espaço de movimentação da Economia Criativa no Festival de Arte Negra de Belo Horizonte, promovendo a circulação de recursos, a realização de encontros, e a troca de ideias e afetos. Também tem como objetivo destacar o trabalho de empreendedoras e empreendedores pretos de BH e Região Metropolitana, criando uma rede de novos negócios e oportunidades. Além da exposição de bens e mercadorias, o Ojá também já recebeu, ao longo das edições do FAN BH, outras atividades como desfiles de moda, lançamentos e rodas de conversa.

Neste chamamento público, os pré-selecionados são empreendedores individuais ou coletivos de Belo Horizonte e Região Metropolitana que pretendem participar do Ojá com exposição de serviços, ideias e/ou produtos como alimentos, artesanato, cosméticos e estética, moda e acessórios, joias, livros, artes visuais e decoração, valorizando a riqueza criativa e plural da cultura afro.

Confira as listas dos pré-selecionadas dos três chamamentos públicos

Pré-seleção de propostas artísticas

1,2,3 Tô Salvo (?)
Afrofuturismo
Afroslam - Literatura & Tecnologias
Akin Zahin Em Soul Ritmo & Melodia
Angu Recheado De Senzala
Canjerê Samba E Capoeira
Capoeira Angola- O Corpo Negro Que Conta Sua História
Corpo Preto Surdo: Louvação As Ayabas "Oxum"
Da Terra A Terra
Daqui Até Onde Eu Quiser
Duo Maat - Analu & Izandra “Licença Para Afromineirar!”
FDRF Street Session
Festa Funky Trem
Flandeira
Intervenção & Performance
Kadara
Loa
Matias E A Estrada Infinita Do Tempo
Medida Extraordinária 3
Meninas De Sinhá, Com O Show "Cantigas De Resistência"
Nascimentos & Rompimentos
Nath Rodrigues Apresenta "Fio"
O Soul Na História Da Arte Negra De Bh
Oficina Pedrão Videoclipe
Ori
Pocket Show – Amar Dói
Pretos Novos – Espelhos
Ruadois
Show Baile De Gafieira
Show Do Bloco Swing Safado
Show Velha Guarda Do Samba De BH e Convidados
Trançando Memórias: Resgatando o cuidado ancestral através dos cabelos
Travessia
Uma Noite No Harlem
Voa Arturos
X-Magination

Pré-seleção de artistas para a residência artística “coração tambor”

Eugenio Clavelles Arredondo
Hugo Martins Silva
Laiza lamara Vitor da Silva 
Lavínni Morais Lima 
Leonardo Alves Rodrigues
Lorena Natasha Gonçalves de Barros
Nicolle Carolina Gama Cardoso
Rainy Campos de Sousa
Rodrigo Pinheiro Peres
Yuri Charles Amorim Capanema

Pré-seleção de afroempreendedores para o Ojá – Mercado Das Culturas

Adornos e Acessórios

Ateliê Mariposa
Badu Acessórios
Belezart Bijouteria Artesanal
D' Preta Bijuterias & Acessórios
duCarmo Couros
Kuenda
Malujoom Acessórios
Mundo Maisha
Rosa Aparecida de Oliveira Evangelita

Aromaterapia e Bem-estar
Incensaria Lobo  

Artes Visuais
77 Primo
RNicomedes Produções em Artes visuais e Moda

Artesanato 
Afroflora Plantas e Artesanato
Arte em Crochê
Lóide bonecas 
Oshu 
Path Mariazinha

Estética 
Jinsaba Ervaria
Lolo nagô 
Nós Cosméticos Naturais

Gastronomia/Bebidas 
Bala Baiana da Preta
Caseirices da Ju
Caseiros Tia Angela
Comemore a Vida
Fatta in Casa Massas Artesanais
Julyane Doces
Kitandu
Ly Temperos Caseiros
Malewa Food
MR.HS (ÁGUA ALCOÓLICA ZERO)
Quintal Delícias da Vila

Literatura
Editora Popular Venas Abiertas
Sebo do Gueto

Moda 
Afro Ebony
Ateliê Kassius Silva
Atreva-te lingerie 
Chica da Silva
Marie Odette Jules
Quebra Conceito 
Tribus e Raízes

Sobre o Fan

O Festival de Arte Negra de Belo Horizonte – FAN BH é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com uma Organização da Sociedade Civil (OSC), selecionada por meio de Chamamento Público, com o propósito de valorizar e difundir a arte de matriz africana na capital mineira. Desde sua criação, em 1995, o FAN BH tem se consolidado como um importante fórum de encontro e intercâmbio entre artistas locais, nacionais e internacionais para compartilhar ideias, processos artísticos e resultados da Arte Negra. Importante também ressaltar que o caráter internacional da programação do Festival garante à Prefeitura o relevante destaque na realização de eventos mundiais com esta temática.

Com periodicidade bienal, o Festival compreende uma ampla programação cultural, marcada pela diversidade de linguagens artísticas e pela participação de artistas, grupos e pesquisadores da arte e da cultura negra. As referências do FAN BH articulam as raízes ancestrais dessa cultura às expressões da contemporaneidade.

Um grande fluxo criativo e formativo toma conta dos participantes, estimulando a continuidade dos trabalhos a partir de oficinas, apresentações artísticas e encontros informais em vários Centros Culturais, Teatros e no Ojá (“mercado”, em Iorubá).

Como política pública da Prefeitura de Belo Horizonte, de acesso, formação, democratização e descentralização, o FAN BH atua como importante instrumento de valorização de manifestações artísticas diversas e cumpre o papel de promover o fortalecimento das identidades culturais de matrizes africanas.