Pular para o conteúdo principal

Exposição com coleção rara do MAP é prorrogada até o dia 3 de março
Foto: Amanda Amorim/Divulgação

Exposição com coleção rara do MAP é prorrogada até o dia 3 de março

criado em - atualizado em

A exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”, que apresenta uma coleção rara de cerca de 200 obras nunca expostas em conjunto, foi prorrogada e pode ser visitada até o dia 3 de março. A Casa Fiat de Cultura está localizada na Praça da Liberdade, 10, bairro Funcionários.

 

Realizada através da parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, e a Casa Fiat de Cultura, a mostra reúne a relevante coleção do Museu de Arte da Pampulha (MAP). Essa é a maior montagem já feita fora do MAP, e mais de 80 mil pessoas já visitaram a exposição.

 

As obras da mostra passam pelos mais importantes movimentos artísticos do país nos séculos 20 e 21, com pinturas, fotografias, gravuras, instalações, vídeos, esculturas e desenhos.

 

A curadoria da exposição é de Marcelo Campos, curador do Museu de Arte do Rio (MAR) e um dos mais atuantes na cena nacional, e de Priscila Freire, ex-diretora do MAP, cuja atuação é pioneira à frente dos museus do Brasil.

 

A exposição revela uma dimensão singular do acervo do MAP, alinhada à trajetória da Casa Fiat de Cultura de apresentar montagens inéditas, promovendo o diálogo entre arte popular, contemporânea e importantes nomes do modernismo brasileiro. Inaugurado em 1957, o Museu de Arte da Pampulha sempre esteve atento às vanguardas dos movimentos artísticos locais, nacionais e internacionais. Nesta exposição, as mais de 1400 obras que compõem o acervo, formado ao longo de seis décadas, ganham uma seleção especial, com uma perspectiva estimulante e novas abordagens.

 

A exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura” é uma realização da Casa Fiat de Cultura, da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Fiat e do Banco Safra, copatrocínio do Banco Stellantis e da Brose, apoio institucional do Circuito Liberdade e apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa.