Pular para o conteúdo principal

Criança produz quadrinho na oficina do projeto Quati.
Foto: Jabes Glayde

Exposição apresenta quadrinhos feitos por crianças

criado em - atualizado em

A Fundação Municipal de Cultura apresenta no Centro Cultural Bairro das Indústrias, de 14 de julho a 5 de agosto, a exposição “Projeto Quati – Quadrinhos, Educação, Traços e Imaginação”. A mostra apresenta trabalhos de quadrinhos, resultantes das oficinas ministradas nos últimos três meses nos centros culturais de Belo Horizonte. A mostra pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h. A entrada é gratuita.

 

Ao todo, são 78 trabalhos realizados durante as aulas de curta duração, ministradas por quadrinistas e pesquisadoras de BH, com os temas “Pintura e teoria da cor”, “Criação de personagem” e “Como fazer tiras sem ter ideias”. Com atividades formativas, lúdicas e socioculturais, os professores contribuíram para que os primeiros leitores ganhem afinidade com a arte e a tornem auxílio no aprendizado. “Durante o Quati, percebemos quanto potencial há a ser explorado com os quadrinhos, seja no reconhecimento dos professores diante das inúmeras possibilidades de atividades com o material ou com as crianças aprendendo e divertindo com os elementos gráficos.”, comenta Mariamma Fonseca, uma das integrantes do coletivo Lady’s Comics.

 

Atuando a aproximadamente sete anos como pesquisadoras e produtoras de conteúdo, por meio do site e eventos, o coletivo Lady’s Comics, composto por Mariamma Fonseca, Samanta Coan e Samara Horta, percebeu uma necessidade de ampliar para além da produção de quadrinhos feitos por mulheres. Incentivar a leitura e a criação de histórias em quadrinhos desde a infância é um passo inicial para que, no futuro, cresça o número de produtores de HQs, além de leitores com novos olhares sobre a nona arte. “É parte importante desse processo também trazer os quadrinhos para os dias atuais. Introduzir as Histórias em Quadrinhos ao cotidiano da escola é uma forma de instrumentalizar os educadores para a formação moral e crítica dentro da sala de aula e aproximar os alunos de uma rica e diversificada linguagem”, completa Mariamma.

 

Mostra circulará por outros centros culturais

A mostra com os 78 trabalhos realizados por crianças nas oficinas do Projeto Quati poderão ser vistas também em outros dois centros culturais até setembro. De 7 a 31 de agosto, a exposição estará em cartaz no Centro Cultural Alto Vera Cruz, Região Leste de BH. Já de 5 a 29 de setembro, poderá ser vista no Centro Cultural Zilah Spósito, Região Norte.

 

Exposição “Projeto Quati – Quadrinhos, Educação, Traços e Imaginação”

De 14 de julho a 5 de agosto | terça a sexta, das 8h às 19h; sábados, das 9h às 13h

Centro Cultural Bairro das Indústrias (Rua dos Industriários, 289, Bairro das Indústrias)

ENTRADA GRATUITA

Informações para o público: (31) 3246-0339