Pular para o conteúdo principal

Reunião on-line
Foto: Divulgação

Evento destaca resultados do Projeto Expressão Cidadã de prevenção ao crime

criado em - atualizado em

Duas importantes iniciativas do Projeto Expressão Cidadã, voltado para a prevenção contra o envolvimento de jovens que vivem em áreas com grande vulnerabilidade social com a criminalidade, ), serão apresentadas ao público, no próximo dia 18, a partir das 10h, em um evento on-line que será transmitido pelo Youtube. Trata-se do lançamento do Guia e Oportunidades para Jovens e da Campanha pela Igualdade de Gênero, ambos produzidos pelos próprios adolescentes, durante as oficinas educativas da iniciativa. 

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, o Projeto Expressão Cidadã foi realizado no decorrer deste ano, fruto da parceria estabelecida entre a Diretoria de Prevenção à Criminalidade da SMSP e a Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC), a partir de demandas identificadas no diagnóstico social da área composta pelos bairros Alto Vera Cruz, Taquaril e Granja de Freitas, na região Leste. Os levantamentos foram realizados com a colaboração das escolas locais e de integrantes do Curso de Gestão Pública da UFMG, resultando em ações de proteção social direcionadas às crianças e adolescentes daquele espaço, definido como Território L4. As oficinas de formação tiveram a participação de jovens com idade entre 14 e 18 anos. 

O evento on-line de apresentação dos dois produtos poderá ser acessado pelo link. Na ocasião será apresentado o Guia de Oportunidade para Jovens, feito em formato de aplicativo para celular, que possibilita fazer buscas para acessar dicas de trabalho, lazer, cultura e esportes. A Campanha pela Igualdade de Gêneros (composta por minidocumentários, animações e peças gráficas) é o outro produto resultante dos laboratórios oferecidos pelo Projeto Expressão Cidadã a ser apresentado. O evento terá a presença dos jovens executores e abordará as estratégias que possibilitarão a continuidade das iniciativas.

O Projeto Expressão Cidadã integra o Programa Territórios de Prevenção, da SMSP, que busca promover o protagonismo dos jovens e a prevenção à violência de populações mais expostas à precariedade, criminalidade violenta e violação de seus direitos, com base na alta vulnerabilidade concentrada em áreas específicas da capital.