Pular para o conteúdo principal

Evento debate os desafios e oportunidades da digitalização das cidades
Foto: Metrópolis/Divulgação

Evento debate os desafios e oportunidades da digitalização das cidades

criado em - atualizado em

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Chaves Beato Filho, participou, na última terça-feira, dia 17, do evento online “Desafios e oportunidades de digitalização em espaços metropolitanos”, para o intercâmbio de experiências entre os membros da rede Metrópolis sobre como as administrações municipais têm se adaptado para a nova era digital. O evento foi organizado pela rede global Metrópolis, da qual Belo Horizonte é um dos membros e sedia a Secretária Regional da América Latina e do Caribe. Os principais temas abordados foram crescimento urbano, resiliência, disrupção digital e legitimidade pública.

A pandemia de Covid-19 destacou o papel dos governos locais para gerenciamento de emergências e da tecnologia digital para se repensar as cidades e seus processos em termos de planejamento, mobilidade, espaço público e acesso imediato aos serviços. A tecnologia pode, nesse sentido, oferecer novos componentes essenciais para a coordenação e integração de esforços nas áreas urbanas. O webinar ocorreu no Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação (WTISD), que tem por objetivo o aumento da conscientização das possibilidades que o uso da Internet e de outras tecnologias de informação e comunicação (ICTs) podem trazer às sociedades e às economias.

Na ocasião, Cláudio Beato apresentou as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Belo Horizonte para a digitalização na cidade. Destaca-se o aplicativo móvel, PBH App, que busca facilitar a solicitação de serviços de forma rápida e fácil para os cidadãos oferecendo mais de 560 serviços online; o Programa de Inclusão Digital, o qual tem ampliado a infraestrutura física de acesso público e gratuito à internet em vilas e favelas da cidade, buscando beneficiar, até 2024, pelo menos 370.000 cidadãos, além do projeto Laboratório Aberto de IoT (Internet das Coisas), onde projetos de IoT que respondam a desafios da cidade, pode ser testado antes de serem apresentados ao mercado e, se preenchido os requisitos, poderão ser inclusive implementado na cidade. O secretário também deu destaque às várias plataformas de dados abertos da Prefeitura, como o BH Map e o portal de dados abertos dos órgãos municipais.

O secretário pontuou ainda os desafios de inclusão às tecnologias digitais, que se dão principalmente pelo ainda acesso desigual a rede de internet, bem como as dificuldades de como usar um computador que muitas pessoas, principalmente em vulnerabilidade social, ainda tem. Como forma de mitigar essas questões, a Prefeitura de Belo Horizonte tem, através do Programa de Inclusão Digital, expandido a infraestrutura de Wi-Fi gratuito e fornecendo também, formação em introdução às novas tecnologias, além de cursos profissionalizantes de programação e empreendedorismo digital.

O webinar contou com a participação de representantes de Barcelona, Córdoba, Toronto, Paris, entre outros.