9 September 2019 -
Os trabalhos de auditoria realizados por mais de mil alunos de 27 escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, dentro do projeto Aluno Auditor, serão encerrados esta semana. As auditorias ocorrem até esta quarta-feira, dia 11 de setembro, com a supervisão dos professores ou monitores integrantes das equipes coordenadoras das escolas.
Promovido pela Prefeitura, por meio da Controladoria-Geral do Município de Belo Horizonte e da Secretaria Municipal de Educação, o projeto iniciou a etapa de execução das auditorias no dia 21 de agosto. As auditorias têm sido realizadas por grupos de até cinco alunos auditores nos ambientes escolares, utilizando os questionários eletrônicos desenvolvidos para o aplicativo de celular “Monitorando a Cidade”.
A controladora-geral adjunta do Município, Cláudia Costa de Araújo Fusco, comemora os resultados das primeiras etapas do projeto Aluno Auditor. “Pelo menos 21 ambientes são auditados, como: cozinha, pátio, biblioteca, secretaria, banheiros, auditório, entre outros. Os estudantes têm a oportunidade de conhecer espaços que nunca frequentaram na escola, de verificar detalhes dos ambientes que antes não eram percebidos e conseguem identificar as oportunidades de melhoria para os ambientes auditados”, explica Cláudia Fusco.
Na próxima fase do projeto, os estudantes vão discutir os problemas encontrados nas escolas, quais são suas causas e possíveis propostas de solução e providências. “Dessa forma, os alunos assumem uma postura de protagonismo na escola, bem como reforçam o compromisso com a conservação do patrimônio público”, afirma a controladora-geral adjunta. Conheça mais sobre o projeto Aluno Auditor aqui.