Pular para o conteúdo principal

A imagem mostra a fachada do Parque das Mangabeiras e há uma faixa de pano que diz: Estacionamento rotativo no Parque das Mangabeiras a partir de quarta-feira, dia 8/8
Foto: Divulgação PBH

Estacionamento Rotativo começa a funcionar no Parque das Mangabeiras

criado em - atualizado em

A partir desta quarta-feira, dia 8, a BHTrans transforma em rotativas as vagas de estacionamento da área interna do estacionamento do Parque das Mangabeiras (avenida José do Patrocínio Pontes, 580). O tempo máximo de permanência é de cinco horas e o horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 8h às 17h (horário de funcionamento do parque), inclusive feriados. As 900 vagas são destinadas para automóveis, ônibus e caminhões, sendo obrigatório o uso do crédito eletrônico ou da folha do Estacionamento Rotativo. Motocicletas deverão estacionar na área devidamente regulamentada. Os créditos/folhas serão vendidos em três quiosques/restaurantes dentro do Parque das Mangabeiras.

Parque das Mangabeiras - Localizado ao pé da Serra do Curral, patrimônio cultural de Belo Horizonte, o Parque das Mangabeiras, projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx, conserva em sua área de 2,4 milhões de metros quadrados, 59 nascentes do Córrego da Serra, que integra a Bacia do Rio São Francisco.

O Parque das Mangabeiras é um local para descanso, lazer e esportes recebe cerca de 50 mil pessoas por mês. Os visitantes podem usufruir de recantos naturais, quadras de peteca, tênis e poliesportivas, pista de skate, brinquedos e atividades culturais. A entrada no parque é gratuita. É necessário comprovar imunização contra a febre amarela para visitar este parque (junto com documento de identidade).

Acesse e saiba mais.



Cidade Jardim

Já na quinta-feira, dia 9, a BHTrans faz ajustes no horário de funcionamento e no tempo de permanência das vagas do Estacionamento Rotativo na avenida Prudente de Morais, bairro Cidade Jardim.

O funcionamento de todos os quarteirões regulamentados na avenida Prudente de Morais (entre avenida do Contorno e rua João Clapp), que já ocorre de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, também irá valer para os sábados, das 8h às 13h. O tempo máximo de permanência de alguns quarteirões será ajustado de duas horas para uma hora, atendendo assim à solicitação de moradores e comerciantes da região. Com essas mudanças, todas as vagas na avenida Prudente de Morais serão de permanência máxima de 1 hora.

O bairro Cidade Jardim passa a contar com 556 vagas físicas de rotativo, o que irá propiciar 2.366 oportunidades para que os veículos possam estacionar diariamente na região.


Veja os locais com alteração no tempo de permanência:



- Avenida Prudente de Morais entre rua Teixeira Mendes e rua Acaraú – 2h para 1h.
 

- Avenida Prudente de Morais entre rua Rafael Magalhães e rua João de Freitas - 2h para 1h.
 

- Avenida Prudente de Morais entre rua Nunes Vieira e rua Rafael Magalhães - 2h para 1h.
 

- Avenida Prudente de Morais entre rua Caramuru e rua Donato da Fonseca - 2h para 1h.


Sobre o Estacionamento Rotativo - A implantação do rotativo é uma medida adotada como forma de democratizar a utilização das áreas de estacionamento para veículos. O sistema é implantado onde a quantidade de veículos que necessitam estacionar é maior que o número de vagas físicas disponíveis. O sistema aumenta a oferta de vagas nas regiões de grande concentração de comércio, serviços e lazer, oferecendo aos motoristas mais oportunidades de estacionamento e contribui para melhorar a qualidade de vida, com o aumento da fluidez do trânsito.

Atualmente, o sistema de Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte conta com 23.044 vagas físicas que, quando é respeitado o tempo de permanência máximo, se transformam em 104.737 oportunidades de estacionamento em 868 quarteirões da capital. A utilização do crédito eletrônico ou da folha custa R$ 4,40 e é válida para qualquer dos tempos regulamentados (1h, 2h, 5h ou 12h). Os créditos eletrônicos e a folhas podem ser adquiridos em quase 500 postos de venda credenciados da capital.

O rotativo de Belo Horizonte funciona de segunda a sexta das 8h às 18h, aos sábados das 8h às 13h (em alguns locais o uso da folha não é exigido aos sábados) e aos domingos em alguns locais como o Parque das Mangabeiras. Verifique sempre a regulamentação na placa. Há um bônus destinado ao estacionamento gratuito por até 30 minutos. Dessa forma, se o usuário vai fazer um serviço rápido, pode utilizar o bônus e estacionar gratuitamente em qualquer área de Estacionamento Rotativo.

A receita líquida do sistema de Estacionamento Rotativo é aplicada em melhorias do sistema viário da cidade, como manutenção e implantação de sinalização, operação de tráfego, fiscalização do trânsito e programas de segurança e educação, conforme demonstrativo publicado na capa do talão.



Estacionamento Rotativo Digital – Desde junho de 2018 a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans e da Prodabel, implantou o Estacionamento Rotativo Digital, em que, com o aplicativo no celular ou em postos de vendas o motorista pode comprar créditos eletrônicos para utilizar as vagas.

Os aplicativos credenciados para compra de crédito estão disponíveis nas lojas virtuais para Android e IOS. Além disso, podem ser acessados em www.pbh.gov.br/bhtrans e baixados nas lojas virtuais. A placa do veículo deverá ser cadastrada e o usuário pode escolher quantos créditos comprar e a forma de pagamento (cartão de crédito, débito ou boleto). Depois, é só ativar o rotativo quando estacionar, com atenção para o tempo de permanência indicado na placa de regulamentação.

Nos aplicativos é possível cadastrar quantas placas de veículos desejar, mas apenas duas destas placas poderão estar ativadas em um mesmo momento. Todos os usuários terão 30 minutos de bônus por cada crédito adquirido, como na folha de papel de estacionamento. Saiba mais sobre o Estacionamento Rotativo Digital e conheças os aplicativos em: https://prefeitura.pbh.gov.br/bhtrans/rotativo/sobre



Histórico Estacionamento Rotativo - O Estacionamento Rotativo pago no Município de Belo Horizonte foi criado pela Lei 1.410 de 9/11/1967, que foi regulamentada pelo Decreto 2.388 de 25/7/1973. A implantação de áreas com exigência de uso do rotativo em Belo Horizonte teve início em 1976. Em 1992, a BHTrans (criada em 1991) assumiu o gerenciamento do serviço de táxi, escolar e também do Estacionamento Rotativo.