10 December 2018 -
A Prefeitura de Belo Horizonte participou, neste fim de semana, de mais uma operação integrada com o Governo do Estado voltada ao combate da mistura álcool e direção e à fiscalização da ordem pública na capital. Os trabalhos aconteceram da noite de sexta-feira, 7/12, e na madrugada do sábado, 8/12, nas imediações da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), no bairro Coração Eucarístico. Participaram, pelo Município, a BHTrans, a Guarda Municipal e a equipe de Fiscalização da Secretaria Municipal de Política Urbana.
Essa foi a terceira operação conjunta realizada em uma área de grande concentração de bares. As primeiras ações aconteceram em outubro e novembro, também voltadas ao combate da embriaguez ao volante e à venda de bebidas alcoólicas a adolescentes e para garantir o respeito à legislação urbanística. A parceria firmada com as polícias Civil e Militar e com o Juizado da Infância e da Juventude da capital também foi mantida.
Por parte da Guarda Municipal houve a emissão de 15 autos de infração de trânsito por estacionamento em local proibido. A equipe da fiscalização da Prefeitura vistoriou sete estabelecimentos, constatando que todos estavam em situação regular. Um veículo adaptado para a venda de lanches suspendeu as atividades e deixou o local, após a chegada da equipe de fiscais.
A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, por meio do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), que ficou responsável pelo planejamento feito de forma integrada, pelo monitoramento das abordagens em tempo real por meio de câmeras e ainda pelo balanço ao final das operações.