Pular para o conteúdo principal

Está Aberto Chamamento Público para o Programa Falando com o Mundo
Foto: Divulgação/PBH

Está Aberto Chamamento Público para o Programa Falando com o Mundo

criado em - atualizado em

Foi publicado o Chamamento Público de participação no Programa Falando com o Mundo em caráter permanente, a fim de inscrever pessoas jurídicas interessadas em promover oportunidades de qualificação nos seguintes idiomas: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, russo, mandarim e português para estrangeiros.

O Falando com o Mundo qualifica o servidor público em vários idiomas, com o objetivo de aprimorar o atendimento ao cidadão local e ao imigrante. A qualificação dos professores da rede municipal de ensino melhora a metodologia de ensino de idiomas aos alunos da rede, modernizando o currículo multilingue das escolas municipais e trazendo resultados reais no aprendizado das línguas. Ainda, na oferta de qualificação aos alunos da rede, complementa-se o ensino em sala de aula com experiências únicas de instituições dedicadas exclusivamente a idiomas estrangeiros com suas especialidades no setor.

O programa foi criado em 2019, com o intuito de ampliar as perspectivas de internacionalização e desenvolvimento de Belo Horizonte, formalizado pelo decreto nº 17.264/2020, substituindo o Programa Improve Your English, existente desde 2008.

As parcerias promovidas pelo Falando com o Mundo abrem espaço para instituições de ensino de idiomas estrangeiros oferecerem oportunidades de qualificação ao público do programa. Através do chamamento público, as instituições podem oferecer para alunos, servidores e professores municipais: bolsas de estudos, participação em ações e eventos de sensibilização, programas de intercâmbio, e diversas outras atividades relacionadas ao ensino de idiomas.

As instituições participantes recebem o Selo de Responsabilidade Social do Programa, fortalecem seus laços com a Prefeitura de Belo Horizonte e podem fazer uso do selo em suas ações de promoção.

Até 2021, foram viabilizadas mais de 1 mil oportunidades para o público-alvo. Dentre elas, destacam-se capacitação de alunos do Ensino Fundamental em inglês e mandarim, capacitação de professores da Rede Municipal de Educação em inglês e francês, além de oportunidades de intercâmbio para mais de 50 professores e atividades de sensibilização em mais de 50 escolas municipais.

Para acessar o Edital de Chamamento Público e o formulário de inscrição, visite a página do Programa Falando com o Mundo.