Pular para o conteúdo principal

Cena do espetáculo teatral
Foto: Carla Silva/Divulgação

Espetáculo revela o som das águas no Teatro Raul Belém Machado

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura recebem nesta sexta-feira, dia 4, no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado, o espetáculo “Sons das Águas: da natureza ao palco”, do coletivo percussivo ¿Silencie?. Sob a direção do premiado músico Fernando Chaib, a apresentação leva o público a uma viagem pelas possibilidades sonoras da água. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos no site diskingressos.com.br ou diretamente na bilheteria do teatro, a partir de duas horas de antecedência para o início do espetáculo. A classificação é livre.

 

De caráter experimentalista e vanguardista, o espetáculo traz quatro obras nas quais a água é o agente principal sobre os sons produzidos em instrumentos de percussão. A primeira obra, “Water, Wine, Brandy, Brine”, de Viet Cuong, envolve taças de cristal afinadas que, ao se chocarem por movimentos de brinde, realizam ritmos e melodias peculiares. “Directionlesness”, de Luís Bittencourt, é um solo para vibrafone e lâminas de vidro tocadas aleatoriamente por gotas d'água. A terceira obra trata-se de “Aguagua”, de Rogério Vasconcelos, e explora combinações de ruídos de água, sons percussivos e suas transformações eletrônicas. Por fim, o espetáculo se encerra com “Water Performance”, inspirada livremente na obra “Water Music”, de Tan Dun.

 

“Ao longo da minha carreira fui enriquecendo meu repertório com músicas para percussão que se utilizavam da água de alguma forma. Esse tema já me tocava profundamente, e vendo os desastres ocorridos pelo estado de Minas Gerais, como no Rio Doce, Brumadinho e Mariana me questionei ainda mais em como poderia trazer para a minha performance um olhar sensível sobre a água”, afirma o diretor Fernando Chalib.

 

O espetáculo “Sons das Águas: da natureza ao palco” é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Ao longo de março, haverá apresentações gratuitas também no Parque Ecológico Primeiro de Maio (dia 6, às 11h); Teatro Francisco Nunes (Dia 11, às 20h); e no Parque Ecológico Francisco Lins do Rêgo – Pampulha (dia 20, às 11h).

 

Serviço

Sons das Águas: da natureza ao palco – Coletivo ¿Silencie? 
Dia 4 de março, sexta, às 20h 
Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado (Rua Leonil Prata, s/n - Alípio de Melo)
INGRESSOS: Site diskingressos.com.br | bilheteria do teatro (a partir de 2 horas de antecedência).
Classificação: Livre | Duração: 60 min