Pular para o conteúdo principal

Duas mulheres e dois homens erguem as mãos, em um gesto tipico da dança flamenca, sob luz avermelhada.
Foto: Divulgação PBH

Espetáculo de dança flamenca leva a cultura espanhola ao Raul Belém Machado

criado em - atualizado em
O Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado (rua Jauá, 80 - Alípio de Melo) recebe no domingo, dia 3 de novembro, às 19h, o espetáculo “El Camerino”, da Cia. de Baile Flamenco Fátima Carretero. A peça mostra valores e costumes da cultura espanhola. A peça foi selecionada por meio do edital CenaPlural 2019, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura. A entrada é gratuita mediante a retirada de senha a partir de uma hora de antecedência.

 

A montagem mistura bailes folclóricos e música gitana, com maior destaque para o bailado das Sevillanas, para a vivacidade das Alegrias, a sensualidade das Guajiras e a sedução das Bulerías. Tudo isso com um toque cativante e divertido entre sombreiros, palmas, castanholas, sapateados e movimentos de braços e corpos que exprimem uma arte única, que resiste há séculos e contagia pessoas de todas as idades.

 

Composta atualmente por 22 bailarinos, a Cia. de Baile Flamenco Fátima Carretero foi fundada, em 1985, pelo artista espanhol Carlos Carretero, em 1985. Nestes 34 anos de existência, a Cia. apresentou-se em turnês nacionais e internacionais. Com o espetáculo “El Camerino”, o grupo vem contar histórias passadas em um camarim, na linguagem do Flamenco.

 

 

CenaPlural

O CenaPlural foi criado pela Prefeitura de Belo Horizonte com o objetivo de fortalecer e potencializar a produção artística nos espaços públicos, promover uma programação cultural diversa e qualificada para a população belo-horizontina, além de premiar e difundir o trabalho de artistas, coletivos e grupos locais. Os grupos selecionados vêm se apresentando desde setembro nos teatros Francisco Nunes, Marília e Raul Belém Machado, além dos centros culturais da Fundação Municipal de Cultura, ou integrando a programação de projetos especiais como o “Terça da Dança” e o “Música de Domingo”. Informações para o público pelo telefone (31) 3277-6437.