Pular para o conteúdo principal

Espaços culturais da Prefeitura recebem ações da 15ª edição do Verão Arte Contemporânea
Foto: Paulo Oliveira

Espaços culturais da Prefeitura recebem ações do Verão Arte Contemporânea

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte recebe nas próximas semanas no Teatro Marília, Teatro Francisco Nunes, Cine Santa Tereza e Casa do Baile – Centro de Referência da Arquitetura Urbanismo e Design, a 15ª edição do Verão Arte Contemporânea – VAC. Em 2023, o evento tem como foco a formação de artistas, através de residências no formato presencial, além de atividades de literatura e mostras de filmes.  Todas as ações são gratuitas. A programação completa pode ser consultada no site www.veraoarte.com.br. O VAC 2023 é realizado pelo Grupo Oficcina Multimédia e conta com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

 

O Teatro Francisco Nunes recebe duas residências artísticas durante esta semana. Em “Vozes-Mulheres”, a cantora, percussionista e professora Júlia Tizumba realiza encontros destinados ao trabalho vocal de mulheres artistas, nos quais as participantes poderão vivenciar experimentos atravessados por canto, batuques e suas próprias corporeidades, narrativas e experiências de vida. Já em “Investigação da palavra como música: a palavra na cena”, o ator Márcio Meirelles desenvolve e compreende o trabalho da atriz/ator tendo o texto como tessitura musical, a narrativa verbal entrelaçada com outros sons, o texto e as imagens verbais, narrativas sonoras, a sonoridade e a linguagem e a consciência do canto no texto falado. O resultado destes dois trabalhos poderá ser visto pelo público em uma mostra que acontece nos dias 21 e 22 de janeiro, sábado e domingo, às 19h, no próprio Francisco Nunes. Os ingressos gratuitos podem ser retirados pelo site www.diskingressos.com.br.

 

Na Casa do Baile – Centro de Referência da Arquitetura, Urbanismo e Design, o destaque é o projeto “ECOS – Modernismo Plural”. O evento é composto por palestras, mini talks, oficinas, intervenções urbanas e visitas mediadas ao complexo arquitetônico da Pampulha. A proposta é demonstrar que o tema merece celebrações e reflexões contínuas e visa também potencializar o território da Pampulha enquanto Patrimônio da Humanidade. O evento busca apresentar aos interessados o patrimônio histórico e artístico de BH, por meio de uma possibilidade de leitura do modernismo brasileiro para além da discussão paulista, reivindicando o lugar de protagonismo de Belo Horizonte e a transversalidade do modernismo mineiro com a discussão nacional. As ações acontecem nos dias 21 e 22 de janeiro, sábado e domingo, das 9h às 18h. O programa completo está disponível no site www.veraoarte.com.br. Não há a necessidade de inscrição prévia para a participação. O ECOS integra o Verão Arte Contemporânea – VAC 2023 como programação associada e é um projeto viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

 

O Teatro Marília, em parceria com o Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte, recebe nos dias 17 e 24, às 19h, a mostra “Portrait CN D”, com filmes de importantes coreógrafos contemporâneos franceses. A mostra é uma parceria com o Centre National de la Danse, da França, e o Projeto Terça da Dança, de Belo Horizonte. A classificação da mostra é de 14 anos.

 

O Cine Santa Tereza exibe no dia 26 de janeiro, quinta-feira, às 19h, o filme “Jerk” (classificação 18 anos), dirigido por Gisèle Vienne. Após uma turnê internacional de 12 anos, a diretora decidiu adaptar seu espetáculo cult para o cinema. Através de um longo plano-sequência, somos atravessados de forma visceral pelo combate entre o ator e seu ofício levado ao extremo. Os ingressos podem ser retirados a partir do dia 24 pelo site www.diskingressos.com.br, ou com 30 minutos de antecedência da sessão, no próprio cinema.

 

Serviço

Verão Arte Contemporânea – VAC 2023

Ações nos espaços públicos municipais

Entrada gratuita

Informações e programação: www.veraoarte.com.br