Pular para o conteúdo principal

Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado celebra 7 anos com música
Foto: Ricardo Laf

Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado celebra 7 anos com música

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte comemora os 7 anos do Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado (ECYY/TRBM) com uma Roda de Choro nesta quinta-feira (13), às 20h. A programação especial será realizada pelo Quinta do Raul, um dos projetos mais tradicionais do espaço, que receberá o grupo “Chorosas”, apresentando repertório de choros e sambas compostos por mulheres. Para a apresentação, as Chorosas contarão com a convidada Nilze Cordeiro, premiada cantora, compositora e instrumentista do Rio de Janeiro. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do evento na bilheteria do teatro.

 

Nesses sete anos, o ECYY/TRBM vem promovendo eventos que visam resgatar as identidades da comunidade e das festas populares e tradicionais da nossamcultura. A ocupação da Sala de Teatro se dá prioritariamente por meio de editais públicos anuais para a seleção de espetáculos culturais, com atrações artísticas e ações formativas, espetáculos teatrais, circenses, shows, oficinas, bailes de carnaval, festas juninas, entre outras. Ao longo do ano, são oferecidos em média 30 mil atendimentos, reunindo cerca de 1 mil frequentadores por semana. A agenda completa do espaço se encontra disponível no site Portal Belo Horizonte.

 

A secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras destaca a importância do equipamento cultural na região. “Este é o primeiro complexo cultural de grande porte construído fora do perímetro da avenida do Contorno, em Belo Horizonte. Mais do que um local de apresentações artísticas, tem se mostrado como um ambiente próprio para a cultura, com a participação efetiva da população do seu entorno”, ressalta a Secretária.

 

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, destaca a diversidade da programação oferecida no espaço. “É uma alegria celebrar 7 anos desse equipamento municipal público que foi criado atendendo a uma demanda dos próprios moradores da região. A programação do equipamento cultural oferece atividades diversificadas e plurais, que promovem a cultura e fomentam as diversas manifestações artísticas na região como teatro adulto e infantil, óperas, danças, shows musicais, contação de histórias e circo, entre outros”, comemora a presidente.

 

ESPAÇO MULTICULTURAL

 

Caracterizado como espaço multicultural, o ECYY/TRBM abre espaço para atividades das comunidades cigana e circense e de festas como o “Arraialzinho” e o “Carnavalzinho”. Já o projeto especial “Quinta no Raul” propõe shows nas noites de quinta-feira e valoriza a vocação musical do entorno, que conta com diversas escolas de formação musical, núcleos de criação de Bandas e Coletivos, sendo o espaço perfeito para experimentações e divulgação de novos artistas. O Quinta no Raul tem recebido apresentações de outras regionais da cidade, promovendo a descentralização e fomentado novos públicos aos artistas que lá se apresentam.

 

Outra atração, é o projeto “Amigos da Cultura”, constituído por 13 oficinas realizadas por professores voluntários, com atividades ofertadas gratuitamente, com ações formativas e atividades como aplicação de Reiki, ensino de violino, vivência e saberes com terapias em grupo, danças, lian gong e capoeira, entre outras.

 

Inaugurado em 2016, o Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado está localizado no bairro Alípio de Melo, na regional Pampulha (rua Leonil Prata, s/nº). Desde sua inauguração, recebeu um total de 742 eventos e mais de 31 mil espectadores. O espaço é composto por duas áreas: uma aberta, denominada Esplanada, com capacidade para 1 mil espectadores, e uma Sala de Teatro com capacidade para 160 pessoas, que leva o nome de Teatro Raul Belém Machado.

 

O nome do equipamento faz homenagem a duas personalidades importantes para a cultura da cidade. O imigrante japonês Yoshifumi Yagi, antigo morador do bairro Alípio de Melo, falecido em 2009, que protagonizou diversas iniciativas pela melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento cultural da região e foi o idealizador desse novo pólo cultural. Já a Sala de Teatro recebeu o nome de Raul Belém Machado em homenagem ao premiado figurinista, cenógrafo e professor, figura fundamental das artes cênicas em Minas Gerais.

 

Construído em uma área total de 6.655,62 m², a obra foi uma conquista da comunidade por meio do Orçamento Participativo. O equipamento foi inaugurado no dia 14 de abril e entregue à população no dia 17 de abril de 2016, com uma grade diversificada de espetáculos, e está sob a gestão da Fundação Municipal de Cultura.