Pular para o conteúdo principal

Escolas municipais terão Operação Especial da Guarda Municipal no dia 20
Divulgação/PBH

Escolas municipais terão Operação Especial da Guarda Municipal no dia 20

criado em - atualizado em

Por determinação do prefeito Fuad Noman, agentes da Guarda Civil Municipal terão presença efetiva nas 323 unidades de ensino da rede municipal nesta quinta-feira (20). Já a equipe da Patrulha Escolar ficou encarregada de ampliar o perímetro de atuação no entorno das escolas, durante as rondas preventivas.

 

Tais medidas reforçam aquelas já implementadas na semana passada, quando a atuação dos guardas municipais passou a ser intensa nas escolas municipais, sobretudo no início e final dos turnos.

 

De acordo com o secretário municipal de Segurança e Prevenção, Genilson Zeferino, os agentes estão sendo orientados a permanecer nas escolas sempre que forem demandados pelos diretores. “Essas medidas se somam a outras, que estão sendo implementadas pelas próprias escolas”, completa.

 

Haverá ainda o acompanhamento das redes sociais pelo Setor de Inteligência da Guarda Municipal, visando identificar rapidamente eventuais mensagens de ameaças e fake News. O objetivo é evitar a propagação do pânico e auxiliar na identificação dos responsáveis por parte da Delegacia Especializada de Investigação de Crimes Cibernéticos, da Polícia Civil.

 

Respostas rápidas

 

O grupo de WhatsApp coordenado pelo Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) e que tem como integrantes diretores de escolas, porteiros, equipes da Secretaria de Segurança e do comando da Guarda Municipal, continuará recebendo, em tempo real, solicitações de apoio, compartilhamento de informações  e monitoramento do clima institucional. A medida garante fluidez das informações entre todos os servidores envolvidos, permitindo respostas rápidas e a adoção imediata de providências, quando necessário.

 

O comandante da Guarda Municipal, Júlio César de Freitas, explica que o cuidado dispensado às escolas deixa claro o principal diferencial da instituição em relação às demais forças de segurança pública. “A presença de um guarda municipal em qualquer espaço público é marcada pela proximidade com os cidadãos. E, nas escolas,  isso não é diferente. É de suma importância, para que professores, alunos e pais fiquem tranquilos neste ambiente”, destaca.