19 Abril 2023 -
Por determinação do prefeito Fuad Noman, agentes da Guarda Civil Municipal terão presença efetiva nas 323 unidades de ensino da rede municipal nesta quinta-feira (20). Já a equipe da Patrulha Escolar ficou encarregada de ampliar o perímetro de atuação no entorno das escolas, durante as rondas preventivas.
Tais medidas reforçam aquelas já implementadas na semana passada, quando a atuação dos guardas municipais passou a ser intensa nas escolas municipais, sobretudo no início e final dos turnos.
De acordo com o secretário municipal de Segurança e Prevenção, Genilson Zeferino, os agentes estão sendo orientados a permanecer nas escolas sempre que forem demandados pelos diretores. “Essas medidas se somam a outras, que estão sendo implementadas pelas próprias escolas”, completa.
Haverá ainda o acompanhamento das redes sociais pelo Setor de Inteligência da Guarda Municipal, visando identificar rapidamente eventuais mensagens de ameaças e fake News. O objetivo é evitar a propagação do pânico e auxiliar na identificação dos responsáveis por parte da Delegacia Especializada de Investigação de Crimes Cibernéticos, da Polícia Civil.
Respostas rápidas
O grupo de WhatsApp coordenado pelo Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) e que tem como integrantes diretores de escolas, porteiros, equipes da Secretaria de Segurança e do comando da Guarda Municipal, continuará recebendo, em tempo real, solicitações de apoio, compartilhamento de informações e monitoramento do clima institucional. A medida garante fluidez das informações entre todos os servidores envolvidos, permitindo respostas rápidas e a adoção imediata de providências, quando necessário.
O comandante da Guarda Municipal, Júlio César de Freitas, explica que o cuidado dispensado às escolas deixa claro o principal diferencial da instituição em relação às demais forças de segurança pública. “A presença de um guarda municipal em qualquer espaço público é marcada pela proximidade com os cidadãos. E, nas escolas, isso não é diferente. É de suma importância, para que professores, alunos e pais fiquem tranquilos neste ambiente”, destaca.