Pular para o conteúdo principal

Menino toca violão, acompanhado de outras crianças que tocam pandeiro, tambor e violões, em local aberto, durante o dia.

Escolas em tempo integral de BH terão aula de música

criado em - atualizado em

O credenciamento de instituições especializadas vai permitir que alunos da Rede Municipal de Ensino tenham aulas de música, como parte das atividades desenvolvidas nas escolas em tempo integral de Belo Horizonte. A medida vai ampliar o atendimento para mais de 25 mil alunos com introdução à musicalização e iniciação instrumental, como a aprendizagem de violão. 

 

O edital para o credenciamento das escolas foi publicado na edição desta quinta-feira, dia 14, do Diário Oficial do Município (DOM).  Inicialmente, a ideia era atender as 60 escolas que passarão a oferecer o horário integral para crianças de 4 a 6 anos em 2020 e também aqueles maiores que já têm contato com algum instrumento musical. Mas o objetivo da Secretaria é que o projeto seja estendido, nos próximos anos, para toda a rede municipal.

 

Segundo a secretária Municipal de Educação Ângela Dalben, as escolas de Tempo Integral terão uma proposta pedagógica dentro de uma grade de atividades diversificadas.  "Cada escola definirá as atividades especializadas que serão desenvolvidas com os alunos no contraturno, com orientação da Diretoria de Educação Infantil".  

 

 

Escola em Tempo Integral

O cadastro de alunos para o Escola em Tempo Integral começou na quarta-feira, dia 13 de novembro, e pode ser feito até o dia 29. O objetivo é coletar a demanda de famílias não atendidas em horário integral nas escolas municipais e organizar o atendimento que deve chegar a 90 mil alunos em 2020.

 

A escola em tempo integral é destinada a estudantes da Rede Municipal de Educação (RME) para 2020, nascidos até 31 de março de 2016, matriculados na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental Regular da RME/BH.

 

Os pais ou responsáveis que necessitarem de atendimento em tempo integral deverão efetuar a inscrição pela internet. No ato do cadastro, os pais ou responsáveis deverão informar o nome da Escola Municipal ou da Escola Municipal de Educação Infantil em que a matrícula para 2020 foi efetuada.

 

O Escola Integral atende 84 mil alunos e, para as novas vagas, a Prefeitura está ampliando e reformando 60 escolas. A Prefeitura informa que, entre as intervenções, estão quadras de esportes, academia para dança, música, artes marciais, salas multiuso, bibliotecas, parquinhos, banheiros e novas salas de aula.