Pular para o conteúdo principal

Cerca de oito estudantes, quatro deles sentados junta à árvore e outros quatro perto da grade, aproveitam o dia próximo a nascente revitalizada pela Escola Municipal Santos Dumont.
Foto: Smed/PBH

Escola Municipal Santos Dumont recupera nascente d'água

criado em - atualizado em

A Escola Municipal Santos Dumont (Av. Mem de Sá, 600 – Santa Efigênia) vai entregar, para a comunidade, uma nascente recuperada em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas). O evento será amanhã, dia 5, a partir das 13h. O projeto não teve custo para o município e permitiu que a água, que antes era jogada para a rede pluvial, fosse novamente vista minando da terra.

 

A nascente é uma das 11  fontes d'água fluía no terreno de 20 mil metros quadrados da escola; a maior parte delas perdeu vitalidade com a urbanização da região. Situada próxima à entrada de estudantes de 6 a 8 anos, ela foi  cercada e acompanhada da construção de uma área de convivência, com quiosque e gramado. A escola, agora,  tem planos para resgatar uma antiga cisterna para irrigar o gramado.

 

Para a diretora Hellen Cláudia Mendes Brandão, que estudou nessa escola, e para a vice-diretora Leda Maria Ávila Silva ,moradora da região, o sentimento é de satisfação. Leda Maria destaca que a revitalização da nascente trouxe uma ganho a mais para a escola: “o sentimento de orgulho e pertencimento à escola, pelos estudantes, aumentou. Considerando que apenas 10% dos alunos mora neste bairro e que o restante vem de outras cinco comunidades distantes daqui, esté sentimento é muito importante para nosso trabalho”, comemora.

 

Parceria

 

O CBH Rio das Velhas foi criado pelo Decreto Estadual 39.692, de 29 de junho de 1998, e é formado por 28 membros representantes do Poder Público Estadual, Poder Público Municipal, usuários de recursos hídricos e Sociedade Civil Organizada. Para se chegar à recuperação da nascente, uma equipe do comitê  elaborou com a escola um plano de ação e execução, com a condição que a escola liderasse, junto a comunidade, a mobilização em prol da recuperação  e manutenção da nascente. 

 

 

Agenda

Encerramento do projeto de revitalização de nascentes urbanas na Escola Municipal Santos Dumont

Data: 05.07.2017 (quarta-feira)

Horário: 13 às 17h

Local: Escola Municipal Santos Dumont (Rua Mem de Sá, 600, Santa Efigênia, Belo Horizonte)

 

Programação

13h às 15h – Atividades recreativas para os estudantes; demonstração das intervenções realizadas pelo projeto (NeoGeo Engenharia).

15h 30 min às 17h 30 min – Encerramento oficial (Entrega do projeto e apresentação das intervenções em todas as nascentes).