Pular para o conteúdo principal

Escola Livre de Artes está com vagas abertas para o primeiro semestre de 2024
Foto: Ricardo Laf/Divulgação

Escola Livre de Artes está com vagas abertas para o primeiro semestre de 2024

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte abriu as inscrições para as atividades gratuitas de formação artística e cultural da Escola Livre de Artes Arena da Cultura (ELA-Arena). De forma abrangente e democrática, os cursos são ofertados em formato presencial, em 23 unidades culturais de todas as regiões de Belo Horizonte, e em formato virtual, por meio da Escola Expandida.

 

Para o primeiro semestre de 2024, prezando pela diversidade de linguagens e conhecimentos, a ELA-Arena oferece cerca de 2 mil vagas nas áreas de artes visuais, audiovisual, bastidores das artes, circo, dança, design popular, gestão e produção cultural, música, patrimônio cultural e teatro, para todas as faixas etárias, além dos Encontros de Brinquedos e Brincadeiras e estudos sobre cultura da infância.

 

As inscrições para as atividades são gratuitas e podem ser feitas até dois dias úteis antes da aula inaugural ou durante as duas primeiras semanas de aula, caso haja vagas. O link para inscrição, bem como a relação de todas as atividades disponíveis e as respectivas datas, podem ser acessados no Portal da PBH. A Escola Livre de Artes Arena da Cultura integra a política cultural do município, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura.

 

Ao todo, são ofertadas mais de 130 ações de formação artística e cultural, entre rodas de conversa, workshops, laboratórios de pesquisa, minicurso e oficinas, além dos módulos dos cursos de longa duração e do módulo Transversal, que contempla conteúdos de diversas áreas abrangidas pela ELA-Arena em uma só atividade.

 

Em 2024, a Escola Livre de Artes segue ampliando e qualificando sua política descentralizada de formação, oferecendo mais de 50 ações formativas nos 17 Centros Culturais da cidade. Também há oferta de atividades no Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural - NUFAC, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado – CRCP e no Centro de Referência das Juventudes, incluindo a área circense, que historicamente tem ações na unidade. Também são oferecidas ações em parceria com o Museu da Moda de Belo Horizonte, na área de Bastidores das Artes, com o Centro de Referência da Dança, com a realização de atividades na área de Dança, com o Cine Santa Tereza.

 

Os interessados em participar das ações formativas, que têm vagas limitadas, devem ter idade a partir de 14 anos. Também há atividades com acesso para todas as idades e ações específicas para crianças.  Caso o número de inscritos exceda o número de vagas disponíveis, será feita uma seleção pautada pelos critérios de assiduidade, pontualidade, presença qualificada e contribuição para o grupo de trabalho nos primeiros encontros, além de critérios específicos de cada área artística e cultural no caso dos cursos de longa duração.

 

Escola Expandida

 

A Escola Expandida, abordagem de ensino à distância da ELA-Arena, começou a ser conceituada pela equipe da Escola no mês de março de 2020, logo no início da pandemia da Covid-19 no Brasil. A concretização da abordagem se deu com a definição pela utilização da Plataforma de Educação Aberta à Distância – EAD da Prefeitura de Belo Horizonte. A ferramenta, desenvolvida pela PRODABEL – Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte –, oferece um conjunto de possibilidades que favorece a interatividade entre docentes e discentes, a troca de conhecimentos entre os participantes e a transmissão de saberes, a exemplo dos encontros on-line (sessões de aula ao vivo), chats e fóruns de participação.

 

A Escola Livre de Artes Arena da Cultura

 

Criada em 2014, a Escola Livre de Artes Arena da Cultura consolida o projeto Arena da Cultura. A Escola desenvolve atualmente cursos e oficinas em 10 áreas artísticas e culturais. Cada uma destas áreas conta com um coordenador que é responsável por propor, acompanhar e avaliar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos. A ELA-Arena dispõe, ainda, de uma equipe pedagógica formada por profissionais que dinamizam os processos formativos, conceituais e metodológicos. Estes educadores promovem uma reflexão permanente em cada uma das áreas de atuação da Escola, visando o aprimoramento do ciclo formativo. Nos últimos anos a ELA-Arena vem se destacando como uma das mais importantes escolas públicas e gratuitas de formação artística e cultural do país.