Pular para o conteúdo principal

Banner da Escola Livre de Artes Arena da Cultura
Foto: Divulgação PBH

Escola Livre de Artes Arena da Cultura lança ações em programação virtual

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura realizam o lançamento virtual das ações da Escola Livre de Artes Arena da Cultura, com a programação Expandindo Conquistas, na segunda-feira, dia 14, às 19h. O evento contará com a apresentação do documentário "Arena - 20 anos", do livro “Arena da Cultura - Prêmio Internacional CGLU - Cidade do México - Cultura 21”, do Plano Político Artístico-Pedagógico (PPAP), e da "Mostra Expandida: Compartilhando Abraço". A programação é gratuita e segue os protocolos sanitários de combate à Covid-19. A transmissão será realizada no canal do YouTube da Fundação Municipal de Cultura.

Neste ano, em função das medidas de distanciamento social para o combate à pandemia de Covid-19, as aulas presenciais da Escola Livre de Artes Arena da Cultura foram suspensas em março e retomadas em junho com a experiência da Escola Expandida. A ação garantiu a continuidade aos projetos, por meio de plataforma de educação à distância, que adaptou seus cursos antes presenciais por uma formação remota a partir de aulas on-line, com atividades formativas em artes e cultura, por meio de laboratórios, minicursos e oficinas.

Para a secretária Municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin, o evento marca importantes entregas para a cidade. “O ano de 2020, mesmo com tantos desafios, trouxe perspectivas importantes para a Escola Livre de Artes Arena da Cultura, projeto estratégico da Prefeitura. A Escola seguiu em ação formativa, buscando o protagonismo dos vínculos sociais e afetivos com os alunos e a reinvenção didática e metodológica, por meio do ensino à distância. Nesse contexto de distanciamento social, a arte, a cultura e a educação têm se mostrado propulsores de vida”, destaca Fabíola Moulin.

 

Lançamentos

O documentário “Arena - 20 anos” apresenta a história da Escola a partir de pesquisa documental em acervos e entrevistas. Sob a perspectiva de quatro estudantes - Daniel, Lorraine, Bárbara e Natália - a narrativa revela e traduz as bases metodológicas e as diretrizes da Escola, com imagens diversas do cotidiano das aulas e da Mostra Arena em Rede, ocorrida em 2019.

O livro “Arena da Cultura - Prêmio Internacional CGLU - Cidade do México - Cultura 21” apresenta a Escola Livre de Artes Arena da Cultura, com histórico, diretrizes, e suas 10 áreas artísticas de atuação: Artes Visuais, Audiovisual, Bastidores das Artes, Circo, Dança, Design Popular, Gestão e Produção Cultural, Música, Patrimônio Cultural e Teatro. A publicação de 111 páginas é dividida em três capítulos e aborda também o programa de descentralização cultural da Escola, e a importância da iniciativa na formação, na democratização do acesso e na promoção dos Direitos Culturais.

O Plano Político Artístico-Pedagógico (PPAP) é documento institucional que orienta e apresenta a Escola. Ele organiza, sistematiza e norteia as práticas administrativas e artístico-pedagógicas e contou com a contribuição do corpo docente, de parte do corpo discente e de agentes públicos (as). O PPAP foi formulado para ser utilizado no cotidiano, auxiliando na compreensão da estrutura escolar no dia-a-dia das aulas, com a finalidade de aproximar a comunidade escolar das quatro diretrizes da Escola Livre de Artes Arena da Cultura. São elas: a democratização do acesso, diversidade, participação social e descentralização, além de fortalecer as noções de formação cidadã, direito cultural e emancipação estudantil.

 

Mostra Expandida – Compartilhando abraços

A “Mostra Expandida: Compartilhando Abraços” integra a formação de estudantes e dá visibilidade aos processos criativos realizados ao longo do ano. A iniciativa está alinhada com a Escola Expandida, e consolida as práticas de formação, difusão e criação artística e cultural da Escola Livre de Artes Arena da Cultura. Experiência essencial para a comunidade escolar e para a cidade, a programação ritualiza a finalização dos percursos formativos, promovendo encontros e trocas simbólicas entre pessoas diversas como alunos, professores, familiares e público geral. Com o tema “Compartilhando abraços”, as ações refletem o espírito de manter os vínculos afetivos. Para isso, cada área deve organizar uma apresentação que simbolize um abraço/presente para a Escola, com duração aproximada de 40 minutos.

 

Escola Livre de Artes 2020

No primeiro semestre de 2020, foram oferecidas cerca de  4 mil vagas para oficinas e cursos do Projeto Arena da Cultura nas áreas de artes visuais, circo, dança, design popular, música, patrimônio cultural e teatro. Foram 136 atividades oferecidas, sendo 26 atividades associadas à modalidade Estudos Complementares dos Cursos de Longa Duração e Laboratórios; 66 à modalidade Encontros de Curta Duração; e 15 à modalidade Encontros de Brinquedos e Brincadeiras – Brincando em Casa. Já dentro do Projeto Integrarte foram oito atividades associadas à modalidade laboratório e workshops, e 21 à modalidade encontros de curta duração.

No segundo semestre de 2020, foram ofertadas à população cerca de 3 mil vagas para mais de 100 atividades artísticas e culturais. Elas contemplaram as 10 áreas da Escola e o módulo Transversal, que conta com conteúdos de todas as áreas. Ao todo, foram 102 atividades promovidas entre oficinas, laboratórios, minicursos, estudos complementares dos cursos de longa duração e encontros de Brinquedos e Brincadeira – Brincando em Casa. A Escola Expandida realizou 18.350 atendimentos virtuais entre os meses de junho e outubro de 2020.