Pular para o conteúdo principal

Boneco da escola
Foto: Mariana Botelho

Escola Livre de Artes Arena da Cultura convida para celebração do ano letivo

criado em - atualizado em

Com o título "Prazer, Arena", o público é convidado a conhecer e reconhecer a Escola Livre de Artes Arena da Cultura, da Prefeitura de Belo Horizonte. Trata-se da Mostra Arena 2022 com apresentações artísticas dos estudantes e um chamado para que todos contemplem os trabalhos e processos desenvolvidos pelos alunos ao longo do ano e, também, para vivenciar as experiências e interações. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura e marca a conclusão do ano escolar de 2022.

 

A abertura da Mostra Arena 2022 acontece nesta quinta-feira (17), às 19h30, no Centro Cultural Usina de Cultura. A mostra continua na sexta-feira (18) e no sábado (19) no Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural - NUFAC, localizado na Zona Cultural da Praça da Estação, com atrações das 15h às 21h.  A entrada é gratuita e a programação completa da Mostra Arena 2022 poderá ser consultada no Portal da PBH. Os alunos também terão os trabalhos apresentados na “Mostra Expandida”, disponibilizada no Instagram oficial da Escola @arenadacultura.

 

"Prazer, Arena" tem o propósito de reunir a comunidade escolar e a cidade para que se conheçam e se reconheçam em potência criativa e afetiva. A secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, ressalta a importância desse momento de comunhão na formação dos estudantes. "A ideia é promover encontros para partilha de saberes, num grande exercício de fruição presencial e coletiva dos processos coletivos vivenciados em sala de aula, reunindo as nove regionais de Belo Horizonte e as diversas turmas nos mesmos tempos e espaços. Será um grande encontro dessa grande rede que hoje a Escola Livre de Artes Arena da Cultura se conecta", comemora a Secretária.

 

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, explica a escolha do tema deste ano. "O tema que norteia a Mostra convida as pessoas a se aproximarem da Escola, como se o Arena, mais uma vez, se apresentasse à cidade e a si mesmo, considerando os desafios dos últimos anos de pandemia e, naturalmente, seus vinte e quatro anos de história. 'Prazer, Arena - Mostra 2022' é ponto de contato, encontro e convívio, que reafirma quem somos enquanto comunidade escolar na cidade e com a cidade", destaca a presidente.

 

Sobre a Escola Livre de Artes Arena da Cultura (ELA-Arena)

 

A Escola Livre de Artes Arena da Cultura (ELA-Arena) oferece cursos e oficinas artísticas gratuitas nas nove regiões da cidade. Atualmente, o projeto conta com dez coordenações de áreas artísticas e culturais e oferece certificação dos estudantes. A Escola possui diversos percursos formativos, como cursos de longa duração, oficinas de curta duração, laboratórios de pesquisa e encontros de brinquedos e brincadeiras. Sua abordagem metodológica está amparada por quatro diretrizes: democratização do acesso, diversidade, descentralização e participação social. O programa é reconhecido internacionalmente como prática sustentável, e recebeu, em 2014, o “Prêmio Internacional CGLU - Cidade do México - Agenda 21 da Cultura”, organizado pela Rede Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), a mais importante organização internacional de governos locais do mundo. A ELA-Arena foi criada pelo decreto municipal 15.775/2014 e está inserida na política de formação e descentralização da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura.

 

Serviço

Prazer, Arena - Mostra Arena 2022

Entrada gratuita

Dia 17 de novembro (quinta-feira) - às 19h30
Abertura da Mostra Centro Cultural Usina de Cultura - R. Dom Cabral, 765 - B. Ipiranga

Dias 18 e 19 de novembro (sexta-feira e sábado) - entre 15h e 21h
Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural - NUFAC - Av. dos Andradas, 367 - Centro

Mostra Expandida - Trabalhos expostos no instagram da ELA-Arena - @arenadacultura

Mais informações e programação completa disponívem em: pbh.gov.br/mostraarena