Pular para o conteúdo principal

Escola Livre de Artes Arena da Cultura abre inscrições para 2 mil vagas
Foto: Morgana Mafra

Escola Livre de Artes Arena da Cultura abre inscrições para 2 mil vagas

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte abre nesta terça-feira (7) inscrições para as atividades da Escola Livre de Artes Arena da Cultura em formato presencial, em unidades culturais de todas as regiões de Belo Horizonte, e em formato virtual, por meio da Escola Expandida. Em 2023, A ELA-Arena oferece cerca de 2 mil vagas nas áreas de artes visuais, circo, dança, design popular, música, patrimônio cultural, teatro, audiovisual, bastidores das artes e gestão e produção cultural para todas as faixas etárias, além dos Encontros de Brinquedos e Brincadeiras e estudos sobre cultura da infância. As aulas on-line continuam sendo ministradas pela plataforma de Educação Aberta a Distância (EAD), desenvolvida pela Prefeitura. Também são oferecidas vagas do Projeto Integrarte, específicas para Agentes Municipais. 

 

As inscrições para as atividades são gratuitas e podem ser feitas até dois dias úteis antes da aula inaugural ou durante as duas primeiras semanas de aula, caso haja vagas. O link para inscrição, bem como a relação de todas as atividades disponíveis e suas respectivas datas, pode ser acessado no  portal da Prefeitura de Belo Horizonte. A Escola Livre de Artes Arena da Cultura integra a política cultural do município, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura.

 

Ao todo, são ofertadas mais de 100 ações de formação artística e cultural, entre rodas de conversa, workshops, laboratórios de pesquisa, minicurso e oficinas, além dos módulos dos cursos de longa duração e do módulo Transversal, que contempla conteúdos de diversas áreas abrangidas pela ELA-Arena em uma só atividade. 

 

Em 2023, a Escola Livre de Artes dá sequência à parceria com as unidades culturais descentralizadas, oferecendo mais de 70 ações formativas nos Centros Culturais da cidade. Também segue fortalecida a parceria da ELA-Arena com a Secretaria Municipal de  Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC), com a oferta de atividades no Centro de Referência das Juventudes, incluindo a área circense, que historicamente tem ações na unidade. Também são oferecidas ações em parceria com o Museu da Moda de Belo Horizonte, na área de Bastidores das Artes, e com o Centro de Referência da Dança, com a realização de uma atividade na área de Dança. Outro destaque da ELA-Arena é a oferta de ações formativas abarcadas pela lei 11.645/08, com ênfase nas relações étnico-raciais, valorizando os saberes de povos originários, afro-brasileiros e africanos.

 

Os interessados em participar das ações formativas, que têm vagas limitadas, devem ter idade a partir de 14 anos. Também há atividades com acesso para todas as idades e ações específicas para crianças.  Caso o número de inscritos exceda o número de vagas disponíveis, será feita uma seleção pautada pelos critérios de assiduidade, pontualidade, presença qualificada e contribuição para o grupo de trabalho nos primeiros encontros, além de critérios específicos de cada área artística e cultural no caso dos cursos de longa duração. 

 

Escola Expandida

 

A Escola Expandida, abordagem de ensino à distância da ELA-Arena da Cultura, começou a ser conceituada pela equipe da Escola em março de 2020, logo no início da pandemia da Covid-19 no Brasil. 

 

A concretização da abordagem se deu com a definição pela utilização da Plataforma de EAD da Prefeitura. A ferramenta, desenvolvida pela Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte  (Prodabel), oferece um conjunto de possibilidades que favorece a interatividade entre docentes e discentes, a troca de conhecimentos entre os participantes e a transmissão de saberes, a exemplo dos encontros on-line (sessões de aula ao vivo), chats e fóruns de participação. A ELA-Arena segue com as ações da Escola Expandida no primeiro semestre de 2023, mas também oferta aulas presenciais, seguindo os protocolos de segurança sanitária. 

 

Projeto Integrarte forma agentes municipais

 

Desenvolvido pela ELA-Arena da Cultura desde 2016, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Projeto Integrarte também foi reorganizado para o contexto da Escola Expandida. O Projeto visa proporcionar formação em artes e cultura para agentes públicos da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, abrangendo, indiretamente e como consequência deste processo, cerca de 20 mil alunos.

 

Para o primeiro semestre de 2023, a partir de fevereiro, estão sendo ofertadas vagas para turmas de curta e longa duração que abordam conteúdos de oito das dez áreas de atuação da Escola, sendo organizado numa perspectiva transversal. O Integrarte abrirá vagas exclusivas para os agentes públicos, também no portal da PBH.

 

A Escola Livre de Artes Arena da Cultura

 

Criada em 2014, a Escola Livre de Artes Arena da Cultura consolida o projeto Arena da Cultura. A Escola desenvolve atualmente cursos e oficinas em 10 áreas artísticas e culturais. Cada uma destas áreas conta com um coordenador que é responsável por propor, acompanhar e avaliar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos. A ELA-Arena dispõe, ainda, de uma equipe pedagógica formada por profissionais que dinamizam os processos formativos, conceituais e metodológicos. Estes educadores promovem uma reflexão permanente em cada uma das áreas de atuação da Escola, visando ao aprimoramento do ciclo formativo.

 

Nos últimos anos a ELA-Arena vem se destacando como uma das mais importantes escolas públicas e gratuitas de formação artística e cultural do país. Em 2018, a Escola disponibilizou cerca de 4 mil vagas, ao todo, em cursos e oficinas de arte. Esse número cresceu para cerca de 4,6 mil, em 2019. Em 2020, mesmo com a Pandemia de Covid-19, houve a inédita implementação da Escola Expandida, e no projeto Arena, foram desenvolvidas 194 atividades, com 25.154 atendimentos virtuais. Em 2021, foram realizados quase 1.500 atendimentos presenciais, sendo 31 atividades formativas e 48 encontros de Brinquedos e Brincadeiras. Já em termos das atividades virtuais, a ELA-Arena realizou, dentro do Projeto Arena da Cultura, em 2021, 23.711 atendimentos virtuais. 

 

Em 2022, foram realizados 29.099 atendimentos presenciais, nos 17 centros culturais municipais, Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, Centro de Referência das Juventudes e Museu da Moda. Já em termos de atividades virtuais, a ELA-Arena realizou, no Projeto Arena da Cultura, 3.343 atendimentos virtuais. No total, foram mais de 200 ações de formação realizadas em 2022.

 

Em 2020, no projeto Integrarte, foram desenvolvidas 44 atividades, com 3924 atendimentos virtuais. Em 2021, a ELA-Arena realizou 23 atividades no Projeto Integrarte, sendo turmas do curso anual e 13 Workshops, todas realizadas de forma virtual.  O número de atendimentos virtuais foi de 4.415. Em 2022, a ELA-Arena realizou 17 atividades no Projeto Integrarte, sendo turmas do curso anual e workshops, de forma presencial e virtual. O número de atendimentos presenciais foi de 1.425 e o de atendimentos virtuais, 117.

 

SERVIÇO

Inscrições 1º Semestre – Escola Livre de Artes Arena da Cultura

Prazo: até 2 dias antes da aula inaugural de cada curso

Cursos disponíveis e datas de realização: www.pbh.gov.br/escolalivredeartes

Inscrições gratuitas

Informações para o público: e-mail: secretaria.ela@pbh.gov.br – (31) 3277-4656