Pular para o conteúdo principal

Nicole Bini
Foto: Fred Tonucci

"Escada em balanço" é destaque na série "Arquitetura e Ilustração"

criado em - atualizado em

O segundo episódio da série de vídeos "Arquitetura e Ilustração", atividade educativa do Museu Casa Kubitschek, que integra a programação do Pampulha Território Museus, traz a "escada em balanço" como elemento arquitetônico de destaque. Na gravação, a arquiteta e multiartista Nicole Bini ilustrará e abordará esse elemento a partir da sua relação com as técnicas construtivas da arquitetura modernista e sua importância para a setorização dos diversos ambientes que compõem o edifício da Casa Kubitschek.

 

O vídeo será publicado no dia 5 de maio, às 10h, no site www.pampulhaterritoriomuseus.com.br. O Pampulha Território Museus é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Instituto Periférico. 

 

A escada em balanço ou flutuante foi o modelo escolhido pelo arquiteto Oscar Niemeyer para acessar o 2º pavimento da Casa Kubitschek. Uma característica marcante dessa escada é que ela não possui espelho, aparentando mais leveza. O apoio do degrau está camuflado e trata-se de uma viga embutida na parede, onde o degrau está engastado. Isto confere um aspecto inusitado, como se os degraus nascessem da parede e estivessem flutuando no ar. 

 

Sobre a escada em balanço, Nicole Bini ainda destaca que "ela expressa o bom encontro da técnica estrutural com a estética. Oscar Niemeyer buscava sempre a possibilidade de fazer poesia com o concreto, ou seja, a solução estrutural combinando com a beleza". 

 

Arquitetura e ilustração 

 

A série "Arquitetura e Ilustração" apresenta os elementos arquitetônicos do Museu Casa Kubitschek por meio de desenhos narrados. A cada episódio, um ilustrador/arquiteto é convidado a desenhar um detalhe da edificação e falar sobre suas características. A casa que abriga o museu é um exemplar da arquitetura modernista dos anos de 1940 e conta com diversos elementos que foram utilizados de forma inédita e amplamente disseminados nas décadas seguintes. 

 

Todo o processo de produção e gravação do vídeo ocorreu respeitando os protocolos de prevenção e combate à Covid-19 vigentes na capital mineira. 

 

Museu Casa Kubitschek  

 

O Museu Casa Kubitschek (MCK) integra o Conjunto Moderno da Pampulha e tem como sede a casa modernista construída para ser residência de fim de semana do então prefeito Juscelino Kubitschek (1940-1945). Marco da arquitetura moderna dos anos 1940, a casa projetada por Oscar Niemeyer é cercada por exuberante jardim planejado pelo paisagista Roberto Burle Marx, em terreno de aproximadamente 3 mil metros quadrados. 

 

O museu foi inaugurado em 2013, com o objetivo de oferecer ao público experiências reflexivas e sensíveis no campo do paisagismo, da arquitetura residencial, dos modos de morar e da história da Pampulha, por meio da realização das ações de aquisição, conservação, investigação e difusão de acervos referenciados no movimento modernista e na ocupação da região da Pampulha.