Pular para o conteúdo principal

Equipes da Secretaria de Assistência Social em atendimento na Vila Biquinhas
Foto: Adão de Souza

Equipes garantem proteção social nas nove regionais de Belo Horizonte

criado em - atualizado em

Equipes da Prefeitura de Belo Horizonte têm atuado para garantir proteção integral às famílias atingidas pelas fortes chuvas que atingiram a cidade neste fim de semana. Ações de sensibilização e ajuda humanitária foram empreendidas com a intenção de minimizar os danos causados.

 

O trabalho de prevenção e sensibilização das famílias em áreas de risco contou com servidores da Subsecretaria de Assistência Social, da Secretaria Municipal de Saúde, Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) e Defesa Civil. Mais de 300 trabalhadores estiveram envolvidos nas abordagens nas nove regionais da cidade. 

 

“As equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania têm atuado de forma incansável, em parceria com Defesa Civil, Saúde e Urbel, no sentido de garantir toda a proteção social e retaguarda para as famílias afetadas pelas chuvas. Nosso trabalho foi prévio com a intenção de preservar a vida dos moradores das áreas afetadas, mas também no sentido de apoiá-los em caso de danos humanos ou materiais. Atuamos na acolhida e orientação dessas famílias, garantindo a integralidade do suporte neste momento”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Maíra Colares.

 

Desde o último domingo, as equipes realizaram contatos com famílias referenciadas nos serviços municipais, ações de porta a porta nas áreas de risco e áreas próximas às manchas de inundação. Cerca de 500 cadastros foram realizados com a intenção de identificar as necessidades de cada família atingida pelas chuvas. 

 

Kits de ajuda humanitária foram oferecidos pela Defesa Civil e distribuídos pelas equipes sociais nos territórios. Durante a última semana, mais de 1.100 colchões foram entregues para pessoas que precisaram deixar suas casas e seguir para a casa de amigos ou familiares. Também foram entregues cobertores e lençóis. Para as famílias que não contavam com a opção de acolhimento em rede pessoal a Prefeitura garantiu 500 vagas de abrigamento e alimentação para as famílias em uma pousada. Mais de 220 pessoas foram acolhidas e, até o momento, 160 pessoas permanecem no acolhimento.

 

As equipes da Subsecretaria de Segurança Alimentar também ampliaram suas atividades para garantir assistência alimentar às famílias atingidas e às equipes em campo. No Restaurante Popular, 40 colaboradores atuaram na produção de 4.933 marmitex entregues até a tarde deste domingo, dia 26, nos territórios e Postos de Comando instalados próximos às áreas atingidas. Além das refeições, 1.153 cestas básicas foram montadas e distribuídas, junto com os kits humanitários, às famílias.