25 Maio 2020 -
Durante o período de pandemia da Covid-19, as equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da Prefeitura de Belo Horizonte adaptaram o atendimento para manter e potencializar a proteção social para as famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social no município. O acompanhamento socioassistencial de forma remota foi a estratégia encontrada para dar continuidade ao trabalho social junto às famílias e indivíduos. No primeiro mês, no âmbito da proteção social básica, mais de 12 mil famílias foram alcançadas por meio do trabalho das equipes.
Todos os 34 CRAS do município continuam acompanhando as famílias e seus membros por meio do trabalho remoto e da articulação com a rede de proteção social dos territórios de referência. A manutenção das atividades garante o acesso público às informações e orientações técnicas sobre a prevenção no contexto da pandemia e aos direitos sociais, em especial sobre os benefícios socioassistenciais, cestas básicas, Bolsa Merenda e ao Auxílio Emergencial, provisões de âmbito municipal, estadual e federal.
As equipes de referência têm atuado, ainda, no monitoramento e acompanhamento das famílias e indivíduos, especialmente aqueles em contextos de agravamento de vulnerabilidades e riscos sociais e pessoais, à distância ou de forma presencial, conforme o caso e situação de desproteção social. Em especial, o Programa Maior Cuidado, que mantém o acompanhamento socioassistencial presencial para os casos em que a suspensão do serviço possa gerar, agravar e aprofundar a situação de risco social e pessoal da condição da pessoa idosa atendida.
Atividades coletivas
As atividades coletivas, como grupos e oficinas, principais estratégias do trabalho social materializadas no âmbito do CRAS e do território, foram suspensas assegurando a segurança e saúde dos trabalhadores e usuários das unidades de proteção social.
Os contatos das equipes de referência dos 34 CRAS estão disponíveis neste link.