15 September 2023 -
A Prefeitura de Belo Horizonte apresenta neste mês uma vasta programação em celebração ao Setembro Verde e à Primavera dos Museus. A agenda cultural e formativa dos espaços museais do Conjunto Moderno da Pampulha, que celebra 80 anos, também faz parte das ações com diversas atividades lúdicas e criativas que buscam dar visibilidade à celebração do Setembro Verde e apresentar o movimento de luta pelos direitos das pessoas com deficiência na cidade, assim como integrar a Primavera dos Museus, evento nacional coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
As ações realizadas pelo projeto Museus Pampulha incluem visitas mediadas, caminhadas pela orla da Lagoa, oficinas, exposições, entre várias outras. Todas as atividades são gratuitas, e a programação completa pode ser acessada no site do projeto.
O Museus Pampulha é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Instituto Lumiar, e busca fortalecer as ações realizadas pelo Museu de Arte da Pampulha, o Museu Casa Kubitschek e a Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, por meio de exposições, atividades formativas e apresentações culturais.
O Setembro Verde, Mês da Pessoa com Deficiência em Belo Horizonte, já começa na Casa do Baile com a Exposição do 8º Concurso de Arte para Pessoas com Autismo da Galeria Aut, que traz obras diversas tanto na técnica como nos estilos. Com 103 artistas autistas, de todas as regiões do Brasil, a exposição sensibiliza, provoca, surpreende e envolve o seu público com obras que se dividem entre desenhos, pinturas, arte digital, colagem e escultura. A mostra virtual pode ser conferida no auditório da Casa, durante todo o mês, de quarta a domingo, das 10h às 18h.
A programação especial segue no dia 16 de setembro, às 10h, com o projeto Ateliê Aberto, que traz a atividade Oficina Bola de Meia: futebol coletivo nos jardins do Museu de Arte da Pampulha. A equipe do educativo do Museu traça um panorama acerca de sua produção, relacionando o futebol de várzea, suas regras e dinâmicas refletidas nos trâmites sociais. A proposta é que os participantes confeccionem suas próprias bolas a partir de meias e tecidos e, após a prática do ateliê, todos serão convidados a uma partida de futebol no gramado do MAP reinventando regras e maneiras de jogar em coletivo e trabalhar a diversidade. A oficina integra a programação da Primavera dos Museus e é destinada para todas as idades. As inscrições podem ser feitas previamente pelo e-mail map.educativo@pbh.gov.br.
Também no dia 16 de setembro, das 13h às 17h, o projeto Diálogos MAP convida o artista Shima para o workshop “Laboratório do Sonho”, que é parte da agenda da Primavera dos Museus. A atividade irá explorar o fascinante mundo da arte e do sonho, tendo como condutor Shima, que foi bolsista na 4ª edição do Programa de Residência Artística do Museu de Arte da Pampulha (MAP), Bolsa Pampulha, e é especialista em performance artística e suas conexões com objetos, instalações, filmes e fotografias. Juntos, os participantes compartilharão experiências e ideias, visando nutrir o reino dos sonhos como um espaço mental de criação ilimitada. Para se inscrever, basta enviar um e-mail para map.artesvisuais@pbh.gov.br.
O Museu Casa Kubitschek também participa das ações do Primavera dos Museus e, no dia 16 de setembro, às 10h, os visitantes podem fazer parte de um grande encontro festivo com a realização do "Makamba Brincante: Um Piquenique de Alegria", que convida toda a família a celebrar o ato de brincar unindo a música e o teatro. Com uma combinação única de palhaçaria, cantoria, brincadeiras e contação de histórias, o grupo Makamba Brincante tem a proposta de encantar familiares, amigos e crianças de todas as idades, convidando-as a se desconectar das telas e se entregarem à diversão ao ar livre onde todos brincam juntos, enquanto aprendem a valorizar as diferenças. Os presentes também participarão de um piquenique nos jardins. Para participar é preciso fazer inscrição pelo e-mail educativos.ck@pbh.gov.br.
O Museus Pampulha realiza no dia 23 de setembro, às 10h, uma edição especial dos projetos Visita Mediada aos jardins do MAP e Ateliê Aberto, com a Oficina Banquete imaginário: produção de massinha de modelar. A partir dos pressupostos do coletivo Cozinha Comum, que reflete sobre a cozinha como um espaço democrático de construção da noção de comunidade e coletividade, a equipe do educativo do Museu propõe explorar as possibilidades criativas de materiais comuns convidando os participantes a produzir uma massinha atóxica e brincar com suas formas, texturas e composições. Para celebrar o Setembro Verde, a atividade irá contar com a colaboração do Instituto de Habilidades para Crianças Autistas (IHCA) que possui uma equipe multidisciplinar voltada para atividades pedagógicas e sensoriais direcionadas ao público TEA. Para participar, é necessário se inscrever pelo e-mail map.educativo@pbh.gov.br. A ação também faz parte da programação do Primavera dos Museus.
Os Jardins de Burle Marx, um dos elementos mais notórios do Conjunto Moderno na Pampulha por sua relevância artística e botânica, são o foco da Visita Mediada - Edição Especial: Cartografia Afetiva da Pampulha. Nesta atividade, que faz parte da Primavera dos Museus e acontece no dia 23 de setembro, às 10h, o Museu Casa Kubitschek convida o historiador e mestre em Artes Lucas Amorim para realizar a oficina “Cartografias Afetivas”. O objetivo é proporcionar aos participantes a oportunidade de refletir sobre o espaço público como um lugar de diferentes linguagens e manifestações, ao mesmo tempo em que os convida a observar as transformações urbanas, arquitetônicas e sociais e suas relações com o patrimônio cultural. As inscrições devem ser feitas por e-mail: educativos.ck@pbh.gov.br.
O projeto Casa Adentro terá uma edição especial para o Primavera dos Museus no dia 24 de setembro, com visitas às 10h e às 16h. Os visitantes são convidados para uma visita mediada, na qual são apresentados aspectos da arquitetura, história e paisagismo da Casa do Baile, inseridos no contexto do Conjunto Moderno da Pampulha, que completa 80 anos em 2023. Ao término da visita, com média de uma hora de duração, é realizada uma atividade, no formato ateliê, propondo aos participantes alguma experiência artística. As inscrições podem ser feitas através do e-mail cb.fmc@pbh.gov.br.
O Setembro Verde é destaque novamente no dia 26 de setembro, das 14h às 17h. A Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design promove um encontro a partir da obra "Cabeça de Peixe", da artista Laura Belém, que integra a exposição "Lugar Imaginado, Lugar Vivido: 80 anos da Casa do Baile", com curadoria de Guilherme Wisnik e Marina Frúgoli. A obra é uma instalação sonora, integrada à marquise da Casa e à paisagem da Pampulha, e traz a narração do poema de Adriana Versiani dos Anjos. Nesta ocasião especial, a obra será interpretada em Libras e na sequência haverá uma conversa com as duas artistas. Após essa atividade, será realizado o Sarau Todos Estão Surdos, com tradução em Libras para o Portugês. A atividade é aberta mediante inscrição prévia no e-mail cb.fmc@pbh.gov.br.
No dia 28 de setembro, às 14h, o projeto “Visita Vertical” entra no clima da Primavera dos Museus e convida o público a percorrer o Edifício Acaiaca, localizado no centro da cidade. Essa ação reforça a vocação da Casa do Baile como um centro de referência de arquitetura, extrapolando sua atuação na Pampulha e oferecendo ao visitante experiências imersivas e sensoriais em lugares emblemáticos na história e paisagem cultural da capital mineira. Para participar é só fazer a inscrição pelo e-mail cb.fmc@pbh.gov.br.
E encerrando a programação especial vinculada à Primavera dos Museus, o projeto Percursos Pampulha realiza a edição “Produção de videoperformance” no dia 30 de setembro, às 10h. A ação educativa convida o público a uma caminhada mediada pelos educadores do Museu de Arte da Pampulha que percorre desde os jardins do Museu até a península onde seria o Grande Hotel da Pampulha de Niemeyer, com o objetivo de interpretar a paisagem da Pampulha, explorando aspectos das diversas camadas que compõem o território, como história, arquitetura, paisagismo, arte, natureza e dinâmica urbana.
Para nortear essa edição especial, foi utilizado o conceito de travessia da artista indígena Sallisa Rosa, ex-bolsista do Programa de Residência Artística do Museu de Arte da Pampulha, o Bolsa Pampulha, em um processo descrito por Sallisa como “ritualizar a vida”. A caminhada será dividida em quatro atos e, em cada um deles, serão estimuladas diferentes linguagens envolvendo literatura, imagem, corpo e voz, onde os participantes serão convidados a partilhar experiências e vivenciar a paisagem cultural da Pampulha em seus diversos níveis sensoriais. A experiência será transformada em vídeo-arte que será compartilhado nas redes sociais do Museu.
A atividade acontece em parceria com o Grupo de Pesquisa leve – Laboratório de Estudos e Vivências da Espacialidade, da Escola de Belas Artes da UFMG. Na oportunidade, os pesquisadores do coletivo irão conduzir a caminhada junto com o educativo do museu. É necessário se inscrever previamente pelo e-mail map.educativo@pbh.gov.br.
Sobre o Setembro Verde
O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado nacionalmente desde 1982, no dia 21 de setembro. O dia foi escolhido por sua proximidade com a primavera e por ser também o Dia da Árvore, de forma a assinalar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.
A cor verde foi escolhida para representar o conceito de florescimento e frutificação dos direitos como processo de consolidação dos mesmos, consistindo em uma estratégia de promoção de uma grande campanha que possa destacar, num contexto maior, cada uma das ações que são realizadas no período.
O objetivo é dar maior visibilidade e apresentar o movimento de luta pelos direitos das pessoas com deficiência na cidade. Desde 2017, a Prefeitura de Belo Horizonte estendeu o período de realização das ações, definindo setembro como o Mês da Pessoa com Deficiência.
Sobre a Primavera Dos Museus
A 17ª Primavera dos Museus, ação realizada em todo o país pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), acontece de 18 a 24 de setembro com o tema "Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”. O tema deste ano ressalta a importância dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade, fundamentais à democracia.
A Primavera dos Museus é uma ação realizada todos os anos na semana de início da estação que se inicia, objetivando promover os museus brasileiros e intensificar sua relação com a sociedade.
Mais informações:
Museu Casa Kubitschek - ck.fmc@pbh.gov.br
Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design - cb.fmc@pbh.gov.br
Museu de Arte da Pampulha - map.fmc@pbh.gov.br