Pular para o conteúdo principal

 Equipamentos culturais da Prefeitura integram programação da “V Semana Nacional de Arquivos”
Foto: Mariane Botelho

Equipamentos da PBH integram programação da V Semana Nacional de Arquivos

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura estarão presentes na “V Semana Nacional de Arquivos”, com atividades virtuais promovidas por dois equipamentos públicos culturais do município: o Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) e o Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH). A programação inclui uma palestra virtual sobre gestão de documentos digitais, visitas virtuais à exposição “TV Itacolomi – A Pioneira de Minas” e o acesso ao acervo virtual do museu. O evento está em sua 5ª edição e acontece de 7 a 11 de junho, reunindo instituições arquivísticas do Brasil, com o objetivo de aproximá-las da sociedade e divulgar os valiosos trabalhos nelas desenvolvidos. 

 

Para Fabíola Moulin, secretária Municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura, a Semana Nacional de Arquivos fortalece os laços entre instituições de todo o país ao promover o debate, em conjunto, sobre a preservação e promoção do acesso à memória. “É preciso unir esforços para refletir sobre novas formas de mediação e a relação do público com os acervos, especialmente diante das grandes mudanças provocadas pela pandemia de Covid-19. A boa gestão dos acervos, com o amplo acesso pelo público, permite que as pessoas conheçam a história e acompanhem a evolução da sociedade nos mais diversos âmbitos”, destaca. 

 

Programação 

 

No dia 8 de junho, às 15h, o Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte realiza uma palestra virtual sobre gestão de documentos digitais. A atividade será ministrada pela historiadora Margareth da Silva, professora da Universidade Federal Fluminense, com transmissão ao vivo no canal do YouTube da Fundação Municipal de Cultura. 

 

A gestão de documentos digitais é um dos principais desafios para as instituições arquivísticas na contemporaneidade. Nos últimos tempos, a produção de documentos digitais vem aumentando, o que gera a necessidade urgente de se pensar na preservação para o acesso, visto a rapidez da obsolescência tecnológica e o risco de perdas irreparáveis de informações. Porém, os desafios não dizem respeito apenas à implementação de novas tecnologias nos arquivos, mas também ao desenvolvimento de metodologias de organização e descrição para recuperação de dados. 

 

No intuito de discutir essas questões, tão atuais e urgentes, a palestra “Os desafios para a gestão de documentos digitais em arquivos” propõe a reflexão sobre o avanço das leis governamentais e a implantação de requisitos propostos pelo e-ARQ para a gestão de documentos digitais. 

 

Durante todo o evento, o Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte também integra a programação com as visitas virtuais à exposição “TV Itacolomi – A Pioneira de Minas”. A mostra reúne fotografias, depoimentos, objetos e registros audiovisuais ligados à primeira emissora de TV de Minas Gerais. De forma interativa, a exposição pode ser vista no formato de 360°, através de um sistema de captura de imagens que faz com que o espectador se sinta dentro do museu. 

 

O público poderá assistir aos vídeos da mostra e ver os acervos com legendas que contextualizam cada imagem e peça apresentadas. As visitas virtuais podem ser acessadas de qualquer dispositivo eletrônico conectado à internet – como computadores, celulares e tablets –, no endereço portalbelohorizonte.com.br/visitas-virtuais

 

Outra atração que integra a programação é o acervo digital do MIS BH, que reúne mais de 130 vídeos, disponibilizando trechos do acervo fílmico referente à memória da cidade de Belo Horizonte. Criado em 2013, o Canal MIS BH no YouTube é mais um instrumento de divulgação do Museu, que possibilita a ampliação do acesso a seu acervo e pode ser acessado neste link. Atualmente com 1,63 mil inscritos, o Canal tem expressivo número de visualizações mensais e se constitui como meio de difusão do importante acervo. 

 

Sobre a Semana Nacional dos Arquivos 

 

A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos reunindo arquivos e outras instituições de memórias de todo o país. Ela acontece em instituições que planejaram eventos especiais para a Semana, tais como arquivos, entidades detentoras de acervos, centros de memórias e outras instituições culturais. 

 

Desde 2020, o evento ocorre no formato virtual, em virtude da pandemia de Covid-19. Em 2021, sua 5ª edição será realizada de 7 a 11 de junho. A data se refere à semana em que se comemora o Dia Internacional dos Arquivos (9 de junho) e ocorre a Semana Internacional dos Arquivos 2021, ambos estabelecidos pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA). 

 

V Semana Nacional de Arquivos


Programação virtual - De 7 a 11 de junho

 
Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH)

•    Visitas virtuais à exposição “TV Itacolomi – A Pioneira de Minas”
Acesso: portalbelohorizonte.com.br/visitas-virtuais
•    Acervo digital de MIS BH
Acesso: Canal do YouTube do MIS BH
 

Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH)
•    Palestra: Os desafios para a gestão de documentos digitais em arquivos
Convidada: Prof. ª Dr.ª Margareth da Silva (Universidade Federal Fluminense)
Data: 8 de junho, às 15h
Acesso: Transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da FMC.