Pular para o conteúdo principal

Equipamentos culturais da PBH terão programação especial para as Mulheres
Foto: Márcio Silva

Equipamentos culturais da PBH terão programação especial para as Mulheres

criado em - atualizado em

No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher – 8 de março –, a Prefeitura de Belo Horizonte preparou uma programação cultural especial para homenageá-las. As atividades acontecem nos diversos equipamentos geridos pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Municipal de Cultura como Centros Culturais, Biblioteca, Museus, Teatros e Cinema. Na programação estão workshops, oficinas, exposições, mostras de cinema, rodas de conversa, além de apresentação teatral. As atividades são gratuitas. A programação completa referente ao Mês das Mulheres pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.

 

Esta iniciativa é resultante das políticas públicas da Prefeitura de Belo Horizonte que têm como diretrizes básicas a universalização do acesso à arte e cultura e à diversidade cultural, à formação e à descentralização das ações, implementadas por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura.

 

Centros Culturais e Biblioteca

Os Centros Culturais e bibliotecas municipais oferecem mais de 20 atividades gratuitas que acontecem em diversas regionais da cidade, entre os dias 8 e 31 de março. Um dos destaques da programação é o “Espaço Livre para as Artes – Sarau Mulher Brasileira”, que acontece no Centro Cultural Salgado Filho, Região Oeste, dia 8, a partir das 17h30. Haverá uma performance com a atriz e compositora Érica Lima, seguida de um sarau com a poesia de Bilá Bernardes, Márcia Araújo, Maria José Milard e Mary Jane. O espaço estará aberto para a participação de outros poetas. O encerramento será com show musical de Thainar Corrêa.

 

O Centro Cultural Urucuia, Região do Barreiro, promove no dia 11, a partir das 14h, o “Papo de Mina”, com um debate sobre ginecologia natural, saúde e direitos da mulher e empreendedorismo feminino na cultura. Na mesma região, o Centro Cultural Bairro das Indústrias promove um workshop sobre a Síndrome do Impostor, uma condição caracterizada pela auto sabotagem e um sentimento de insegurança. A ideia é identificar os sintomas deste problema e explicar porque ele afeta mais as mulheres. A conversa será conduzida pela psicóloga Fernanda Linhares. Em seguida, haverá uma ação filantrópica realizada pela instituição Bethel Joana D’arc. O evento acontece no dia 11, sábado, a partir das 14h.

 

O Centro Cultural Vila Fátima, Região Centro-Sul, exibe no dia 14, às 17h, o documentário “Matriarcas da Serra”, que traz a história de mulheres que contribuíram para a formação do Aglomerado da Serra. A sessão será seguida de uma roda de conversa. Já o Centro Cultural Vila Marçola promove durante todo o mês a exposição “Pretas no Branco”, composta por fotografias artísticas com mulheres negras de Belo Horizonte e região metropolitana que ilustram o trabalho e a imersão delas no universo da fotografia. O ensaio foi idealizado e produzido pelo fotógrafo e produtor cultural Márcio Silva. A mostra pode ser visitada de terça a sexta, das 9h às 19h, sábados, das 9h às 17h.

 

Outro destaque da programação acontece na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, com o encontro formativo “Feminismo e literatura infantil: quais diálogos?”. Trata-se de uma oficina que pretende discutir como as personagens meninas são representadas em narrativas. A ideia é dialogar com algumas obras publicadas para crianças na última década que tencionam modos de existir forjados pelo patriarcado. A atividade acontece no dia 22, quarta-feira, às 14h30. A biblioteca funciona dentro do Centro de Referência da Juventude – CRJ, que fica na Zona Cultural da Praça da Estação.

Cinema

O Cine Santa Tereza celebra o Mês das Mulheres com três mostras especiais em março. A mostra “Sobre Elas - O Cinema de Almodóvar” é composta por filmes do cineasta espanhol Pedro Almodóvar que evidenciam o universo feminino como um dos eixos temáticos recorrentes e essenciais na obra do diretor. Ao todo, serão exibidos dez filmes ao longo do mês de março.

 

Outra atração é a “IV Mostra Diálogo pela Equidade: Mulheres Plurais”, que traz um panorama da produção contemporânea de curtas e longas-metragens brasileiros dirigidos por mulheres, com homenagem especial à produtora Anavilhana e foco na produção mineira. A mostra busca discutir e refletir sobre como as mulheres têm ocupado espaço no cinema e o processo delas na direção e autoria de produções. A mostra é uma ação intersetorial entre Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, realizada via Circuito Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

 

Já no dia 8, às 19h, acontece a Sessão Francofonia com a exibição pela primeira vez em Belo Horizonte da versão restaurada do filme “Sambizanga”, da diretora Sarah Maldoror, considerada a primeira mulher negra a fazer cinema na África, nos anos 1960. A exibição integra a 9ª Festa da Francofonia, que busca apresentar ao público a diversidade das culturas francófonas e a riqueza da língua francesa, anualmente, durante o mês de março.

 

Os ingressos para todas as sessões do Cine Santa Tereza podem ser retirados antecipadamente pelo site www.sympla.com.br. Uma quota de 50% dos ingressos é reservada para retirada no próprio cinema, 30 minutos antes das sessões.

Museus

Os museus públicos municipais também terão uma programação especial dedicada às mulheres. O Museu de Arte da Pampulha promove em seus jardins o “Ateliê Aberto”, uma oficina criativa baseada nas obras em exposição permanente e temporárias, além do paisagismo. No Mês das Mulheres será trabalhada a obra “Sono”, da artista Solange Pessoa, situada no jardim lateral do Museu, à beira da Lagoa. A atividade acontece no dia 11, sábado, às 15h.

Teatro

O Teatro Marília recebe o espetáculo “Anjos”, do Grupo de Teatro Morro Encena. A peça narra de forma poética o reencontro de mãe e filha durante o período de férias estudantis e propõe uma reflexão sobre o papel da mulher na sociedade. As apresentações acontecem nos dias 8, 9 e 10 de março, às 14h30 e às 19h30. A performance terá uma linguagem sensorial e inclusiva para pessoas com deficiência auditiva e visual.  Após cada apresentação, haverá uma roda de conversa com a temática “violência doméstica e familiar contra a mulher e a banalização do feminicídio”. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site www.sympla.com.br ou na bilheteria do teatro, a partir de duas horas antes das apresentações.