Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela Prefeitura
Foto: Arte/PBH

Encontros Temáticos da 6ª Conferência Municipal de Cultura começam no dia 4

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura realizam de 4 a 6 de outubro os Encontros Temáticos da 6ª Conferência Municipal de Cultura. Ao todo, serão realizados três encontros, com 3 horas de duração cada, com a presença de convidados que debaterão os seis eixos que estarão em pauta na Conferência, nos moldes de seminários. As atividades poderão ser acompanhadas, de forma gratuita e ao vivo, pelo Youtube da Fundação Municipal de Cultura (youtube.com/canalFMC).  

 

No dia 4, às 18h, será debatido o eixo “Acesso - Impactos sociais da pandemia no acesso, formação e  representatividade”. O objetivo é promover uma reflexão sobre como a pandemia aprofundou as desigualdades de acesso aos bens e serviços culturais. Para esta mesa, foram convidados Ricardo Fabrino (BH), doutor em Comunicação Social e professor associado do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Negona Dance (BH), diretor e coreógrafo do Grupo Identidade, coordenador e dançarino do Favelinha Dance; e Natacha Costa (SP), da Associação Cidade Escola Aprendiz, graduada em Psicologia que atua nas áreas de pesquisa em Educação Integral, Políticas Sociais e Sociologia da Educação. 

 

No dia 5, também às 18h, o tema da conversa será “Presença - Criação, ritualização, encontro, memória: a cultura vive sem presença”. Estão confirmados no encontro Tuca Pinheiro (BH), bailarino, diretor, coreógrafo, intérprete, professor e pesquisador em dança contemporânea e um dos idealizadores do Fórum da Dança de BH; Eni Carajá (BH), descendente da comunidade Indígena Carajá,  poeta, escritor, compositor e liderança indígena de grande atuação no controle e participação das  políticas públicas de saúde e direitos humanos do povo indígena; e Letícia Julião (BH), doutora em História, mestra em Ciência Política e especialista em Cultura e Arte Barroca, docente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

 

Finalizando os encontros temáticos, no dia 6, às 18h, a abordagem será sobre o eixo “Trabalho - Primeira a fechar e a última a abrir: os impactos econômicos da pandemia no campo cultural”. Participam do debate os convidados: Ana Flávia Machado (BH), doutora e mestra em Economia, com experiência em Economia da Cultura, especialista nas temáticas de economia criativa, cidades criativas, consumo cultural, mercado de trabalho de artistas e economia de museus, além de professora associada à UFMG Eduardo Saron (SP), mestre em Administração e pós-graduado em Turismo Cultural, com foco em Cidades Criativas, que atua no Instituto Itaú Cultural (IC) há 13 anos, e atualmente é diretor superintendente no Instituto responsável pelos Projetos Culturais; e Tainá Rosa (BH), produtora, cenotécnica e coordenadora técnica, graduada em História e formada em Gestão e Produção Cultural, que integra, ainda, o “Movimento dos Técnicos de Espetáculo – Multicabo”. 

 

Em todos os encontros, cada convidado fará uma explanação inicial de 30 minutos e o tempo restante será destinado a responder perguntas feitas pelo público no chat do Youtube, que nortearão o debate entre os participantes. Haverá emissão de certificado ao público presente, que poderá ser solicitado por meio do preenchimento de um formulário cujo link será disponibilizado no chat durante as transmissões.  

 

6ª Conferência Municipal de Cultura 

 

Realizada ao longo do segundo semestre de 2021, a 6ª edição da Conferência Municipal de Cultura de Belo Horizonte tem como tema “Culturas em tempos de Pandemia”. A primeira ação, já em andamento, é o desenvolvimento da pesquisa sobre Cultura e Pandemia em Belo Horizonte, em parceria com a UFMG, que busca mapear os impactos gerados sobre todo o setor na cidade, a fim de obter um diagnóstico sobre o atual cenário do setor na cidade, que contribuirá para a definição de prioridades nas políticas públicas municipais. A pesquisa, disponível no site pbh.gov.br/conferenciamunicipaldecultura, pode ser respondida por agentes culturais individuais, representantes de coletivos culturais, gestores de espaços artístico-culturais, entre outros, e seguirá aberta até 8 de outubro. 

 

A conferência seguirá ainda com outras três etapas: nos dias 4, 5 e 6 de outubro, serão realizados os encontros temáticos; nos dias 14, 16, 19, 21, 23 e 26 de outubro, ocorrem as Pré-Conferências; culminando, de 5 a 7 de novembro, na mesa de abertura - que contará com a participação da escritora Conceição Evaristo, doutora em Literatura Comparada, vencedora do Prêmio Jabuti 2015 e homenageada como Personalidade Literária do Ano pelo Prêmio Jabuti 2019;  e do professor Boaventura de Sousa Santos, doutor em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale (1973) e Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin-Madison -, além das plenárias finais da Conferência. 

 

A programação buscará a participação de todo o setor cultural e demais interessados na construção das políticas públicas culturais do município e na discussão dos projetos diante dos impactos causados pela pandemia da Covid-19 sobre as atividades culturais da capital mineira. 

 

Pela primeira vez, a Conferência será feita integralmente no formato virtual, com todas as ações promovidas em plataformas de acesso gratuito.