14 June 2017 -
Encontros preparatórios para Conferência Municipal de Educação e etapa municipal da Conferência Nacional movimentam as regionais de Belo Horizonte
Delegados que vão participar das Conferências foram eleitos nas pré-conferências, que aconteceram no último sábado
Mais de duas mil pessoas participaram, no dia 10 de junho, dos encontros preparatórios para VIII Conferência Municipal de Educação e a etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (Conae-BH). As nove regionais de Belo Horizonte sediaram pré-conferências, nas quais foram discutidas temáticas relacionadas à Educação e eleitos os representantes da cidade nas Conferências, que vão acontecer entre os dias 29 de junho e 2 de julho.
Além de eleger os delegados, o objetivo das pré-conferências foi levantar propostas que integrarão as discussões nas Conferências, que giram em torno de oito eixos temáticos, incluindo pontos como financiamento, valorização profissional e diversidade. Durante os encontros preparatórios, os participantes foram divididos em salas para discutir cada um dos eixos temáticos. Todas as propostas apresentadas em cada eixo foram registradas e serão levadas para discussão geral, na Conferência.
A secretária municipal de Educação, Ângela Dalben, participou da mesa de abertura da pré-conferência da Regional Centro-Sul e também integrou um dos eixos de discussão. Ela ressaltou a importância de levar para o debate público as questões relativas à Educação. “Tivemos um debate interessante, com questões pertinentes e alcançamos a nossa perspectiva de ouvir a sociedade civil, sempre com posicionamento bastante respeitoso nas discussões. É muito positivo que tenhamos segmentos diversos, muitas vezes até conflituosos, querendo colaborar na construção das políticas educacionais da cidade. Creio que conseguimos ter uma coordenada importante para a nossa Conferência que acontece no fim do mês”, afirmou a secretária.
Além da Secretaria Municipal de Educação, a Conferência é organizada também pelo Conselho Municipal de Educação e pelo Fórum Permanente de Educação de Belo Horizonte, com a participação de diversas outras entidades. Para a presidente do Conselho, Gilka Oliveira, o saldo das pré-conferências foi positivo. “As pré-conferências atenderam a expectativa com um número significativo de participantes na cidade e representações de todos os segmentos e setores. Foi um debate muito rico, com discussões embasadas e qualificadas em todos os oito eixos. Agora os dados serão copilados para que as propostas apresentadas nas pré- conferências sejam levadas em sua originalidade tanto para a etapa municipal da Conae, quanto para VIII Conferência Municipal de Educação. Acredito que todos os delegados eleitos estão bem preparados e prontos a contribuir para a melhoria da Educação do município, do estado e do país. “
Participação
As pré-conferências contaram com a participação de representantes de várias entidades ligadas à Educação, como da Rede Municipal de Educação (RME-BH), da Rede Estadual, da Educação Superior, de Sindicatos, além de pais e de estudantes acima de 14 anos. Os encontros reuniram pessoas já acostumadas com o ambientes de Conferências e também com pessoas que participaram pela primeira vez.
Fabiano Leite participou como representante dos pais e fez sua estreia em pré-conferências. Dentista, ele se viu acometido pela crise econômica e foi obrigado, há cinco anos, a levar seus três filhos para a rede pública de ensino. Nesse tempo, ele percebeu a qualidade das escolas, mas viu também a necessidade de participar mais da educação dos filhos e, por isso, resolveu participar da pré-conferência na Regional Centro-Sul. “Existem outros pais como eu, na situação que eu estive, que não acreditariam que há a possibilidade de tirar o filho da escola privada e colocar na pública. Dentro dessa conferência o que eu quero trazer é essa visão de segmento minha. No meu eixo, eu propus alocação de recursos para melhorar a qualificação profissional dos professores, pois à medida que os professores se qualificarem, o ensino fica cada vez melhor”, afirma.
A VIII Conferência Municipal de Educação e a Conae-BH acontecerão, simultaneamente, no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, entre os dias 29 de junho a 02 de julho. Na VIII Conferência Municipal, o objetivo é discutir as diretrizes da política municipal de Educação na perspectiva da garantia desse direito, além de promover a eleição dos novos integrantes do Conselho Municipal de Educação para o período de 2017 a 2019.Já na Conae-BH, a meta é discutir a consolidação do Sistema Nacional de Educação e do Plano Nacional de Educação.
As duas Conferências terão como base os oito eixos temáticos de discussão trabalhados nas pré-conferências. Na ocasião, os delegados vão se dividir em grupos para discutir e consolidar propostas em cada eixo e colocar as propostas em votação na plenária, com todos os integrantes. As propostas aprovadas serão encaminhadas para a etapa estadual da Conae 2018. Participam das Conferências representantes da Rede Municipal de Educação (RME-BH), da Rede Estadual, da Educação Superior, de Sindicatos, de pais e de estudantes acima de 14 anos.
Confira abaixo algumas opiniões de participantes das pré-conferências
Geraldinho Corrêa – Professor de Filosofia da Rede Municipal – Regional Centro Sul – Eixo 8: Planos decenais, SNE e Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social
“Eu sei que o eixo de todas as discussões passa pelo financiamento, às vezes as coisas se estrangulam por não ter financiamento. A discussão que nós fizemos no grupo foi muito interessante, pois discutimos a qualidade do gasto. É muito importante esse momento da pré-conferência, pois as pessoas estão se qualificando nos seus respectivos segmentos para poder aprimorar as propostas que chegarão na Conferência”