18 August 2023 -
As bicicletas vêm ganhando espaço e importância no cenário urbano da cidade, com mais pessoas aderindo ao uso desse meio de transporte sustentável, seja por questões de saúde, economia, rapidez e lazer. Atenta a isso, a Prefeitura de Belo Horizonte mantém, desde 2005, um programa de incentivo ao uso da bicicleta, o Pedala BH, com ações voltadas, sobretudo, para a criação de uma infraestrutura cicloviária para melhorar as condições dos deslocamentos por bicicletas, oferecendo segurança para quem pedala.
Para que o programa se desenvolvesse com a participação dos ciclistas, foi instituído o grupo de trabalho, GT Pedala BH. O grupo conta também com a participação de pessoas da sociedade civil e cidadãos interessados na promoção da utilização das bicicletas na cidade. Desde 2012, o grupo se reúne e vem contribuindo com debates e sugestões para as obras e intervenções realizadas pela Prefeitura de Belo Horizonte.
Após um período de reuniões virtuais, o GT Pedala BH retomou nessa quarta-feira (16), o formato presencial. A reunião ocorreu na Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob), localizada em prédio que oferece uma infraestrutura (bicicletário e vestiário) para receber com conforto e segurança todos os participantes das reuniões. Com isso, a Sumob planeja estratégias para facilitar uma participação maior de ciclistas e, assim, ampliar o fórum de discussão e sugestões desse público para o avanço das intervenções destinadas à mobilidade ativa.
No primeiro semestre deste ano, a Prefeitura de Belo Horizonte incluiu várias intervenções no Programa Centro de Todo Mundo para ampliação das ciclovias e de estruturas que proporcionam mais oportunidades de deslocamentos para os ciclistas.
Mais ciclovias e bicicletas compartilhadas
Dentro do Programa Centro de Todo Mundo, que contempla ações que priorizam a mobilidade ativa na área central e entorno, serão executados mais de 8 km de novas ciclovias, com mais de 15 novas estações de bicicletas compartilhadas, incluindo elétricas, além da manutenção de rotas cicloviárias já existentes.
Vias contempladas com ciclovias:
- Avenida Augusto de Lima, entre Av. do Contorno e Praça Raul Soares – 1 km;
- Avenida Álvares Cabral, entre a Av. Olegário Maciel e São Paulo - 1 km;
- Avenida João Pinheiro – 1 Km (revitalização);
- Rua dos Guajajaras – 1 Km;
- Avenida Afonso Pena – 4,4 km;
As novas estações de bicicletas compartilhadas vão contemplar locais como Avenida Augusto de Lima, Avenida Afonso Pena e Rodoviária, facilitando o deslocamento em importantes vias da capital.