Pular para o conteúdo principal

Encerramento dos Jogos da Primavera reuniu 10 mil alunos da rede municipal
Divulgação/PBH

Encerramento dos Jogos da Primavera reuniu 10 mil alunos da rede municipal

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte encerrou, nesta terça-feira (21), os Jogos da Primavera, edição 2023, com a participação de mais de 10 mil alunos das escolas municipais. A cerimônia de entrega dos troféus e medalhas foi realizada no ginásio Felipe Drummond – Mineirinho, na Pampulha, com a participação do prefeito Fuad Noman e das secretárias de Esportes e Lazer, Adriana Branco, e de Educação, Roberta Rodrigues Martins Vieira.

Foram premiadas as escolas que obtiveram as três melhores pontuações no torneio: o primeiro lugar ficou com a Escola Municipal Marlene Pereira, seguida da Escola Municipal Acadêmico Vivaldi Moreira e da Escola Municipal Francisca Alves, que terminaram no segundo e terceiro lugar, respectivamente. A Escola Municipal Antônio Salles Barbosa recebeu o troféu especial de fair-play pelo seu destaque na exploração pedagógica do espírito esportivo. Também foram entregues medalhas de 1° ao 4° lugar para alunos atletas das modalidades coletivas e individuais.

O prefeito Fuad Noman parabenizou os estudantes e as escolas vencedoras e destacou a importância da prática esportiva para a qualidade de vida das crianças. “O esporte para a criança é fundamental, nós sabemos disso. E o incentivo que nós damos para essa prática é importantíssimo, e eu estou  muito feliz de estar aqui, participando mais uma vez  desse encerramento e com muita alegra para entregar o troféu para os campeões, para os vencedores e aplaudir todo mundo que participou porque, muito mais importante do que ganhar um troféu é ter participado com afinco, com dedicação". 

A secretária municipal de Esportes e Lazer, Adriana Branco, agradeceu a equipe organizadora do evento, a presença dos atletas, dos parceiros e especialmente ao prefeito Fuad Noman. “Quero agradecer ao prefeito Fuad Noman que é o responsável por isso tudo, ele que nos incentiva sempre, agradeço a confiança e a parceria da Secretaria Municipal de Educação. Trazer os estudantes para esse templo do esporte nacional e mundial é muito importante e gratificante, para eles sentirem como é importante o esporte e as atividades físicas na vida deles, junto com a educação sempre”.

Roberta Martins, secretária Municipal de Educação festejou o momento. “É muita alegria estar aqui com essas crianças, sentindo pertencente a este espaço, valorizando o esporte, colocando toda a sua garra energia e talento, não tem nada mais maravilhoso do que festejar esse momento”.

A solenidade de encerramento dos Jogos da Primavera, edição 2023, contou ainda com a participação da diretora de Incentivo ao Desporto Educacional do Estado de Minas Gerais, Fernanda Alves Batista; da vereadora Professora Marli; do presidente do Minas Tênis Clube Carlos Henrique Martins Teixeira; do presidente do Mackenzie Esporte Clube, Carlos Rocha; da coordenadora do Curso de Especialização em Treinamento Esportivo da UFMG, Kátia Moreira Lemos, e dos atletas do Minas Tênis Clube, e da Seleção Brasileira de Vôlei, Carol Gattaz e Arthur Bento; do atleta de basquete, Daniel Duque e do atleta de futsal, Anderson Gabriel Rocha da Silva.

Além do desfile das escolas, houve a apresentação da banda de música da Guarda Municipal, show de ginástica aeróbica, com Ashley Eduarda Nascimento, que conquistou o 3º lugar na Copa Pan-Americana de Clubes; apresentações de patinação com Adair Ataídes, e de tae-kwon-do, com os mestres Marco Túlio Queiroz, Diego de Oliveira e da professora Daniele Castro. O evento contou também com a participação dos mascotes dos três maiores times de futebol de Minas Gerais, Raposão, Coelhão e Galo doido, que fizeram a festa dos estudantes, agitando as arquibancadas.    

Promovida pelas secretarias municipais de Esporte e Lazer (SMEL) e de Educação (SMED), a competição deste ano teve a participação de 75 escolas da rede municipal de ensino. Os estudantes, com idades entre 11 e 17 anos, disputaram oito modalidades esportivas: futsal, handebol, vôlei misto, atletismo, badminton, tae-kwon-do, tênis de Mesa e xadrez, além de quatro modalidades paradesportivas, atletismo PCD, tênis de Mesa PCD, parabadminton e parataekwondo.

Além do Torneio, os Jogos da Primavera englobam também o Festival da Primavera, que tem caráter participativo para os estudantes com idade entre 6 e 10 anos possam viver experiências com diversas modalidades esportivas e outras práticas dentro das escolas municipais. O Festival é uma oportunidade para que o aluno desperte seu interesse pelo esporte e assim, participe também das próximas edições.

Jogos da Primavera

Os Jogos da Primavera são uma competição esportiva, realizado pelas escolas municipais com a organização das secretarias municipais de Esporte e Lazer e de Educação, destinados exclusivamente aos estudantes da rede municipal de ensino de Belo Horizonte, com o objetivo de fomentar o interesse e a prática do esporte nas escolas, promover o acesso dos estudantes a um evento esportivo educacional e estimular a participação nos Jogos Escolares de Belo Horizonte (JEBH).