Pular para o conteúdo principal

Imagem de comida
Foto: Rodrigo Clemente

Encerramento da terceira edição do “Hackatur” será nesta quinta-feira, dia 10

09/12/2020 | 17:03 | atualizado em 09/12/2020 | 17:03

Nesta quinta-feira (10) será realizado o evento de encerramento da 3ª edição do “Hackatur - Desafios de Inovação no Turismo”, programa fruto de parceria firmada entre a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, o Sebrae Minas, através do projeto Investe Turismo, e o Centro Universitário UNA. O objetivo é gerar conexões, negócios e estimular soluções criativas e inovadoras para a cadeia produtiva do turismo em Belo Horizonte. O presidente da Belotur, Gilberto Castro, fará a abertura do evento.

“Belo Horizonte passou a integrar o seleto grupo de cooperação internacional entre cidades que têm atividades criativas como propulsoras do desenvolvimento sustentável e se tornou oficialmente Cidade Criativa da Unesco pela Gastronomia. Desse modo, a terceira edição do Hackatur chega como mais uma ação em busca de impulsionar o crescimento, dinamismo, formação, inclusão e sustentabilidade desse segmento”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur.

Desde junho, 14 empresários, 14 estudantes e cinco docentes da UNA participam de workshops, mentorias on-line, consultorias presenciais nos negócios, apresentação e validação das ideias.

“O desafio tem como objetivo apoiar as micro e pequenas empresas do setor de alimentação fora do lar na interação com o ecossistema de inovação para auxiliar na recuperação econômica/remodelagem dos negócios, por meio de uma parceria entre os empresários da gastronomia de BH e os alunos/docentes da faculdade UNA no desenvolvimento de soluções sob medida para os negócios”, ressalta o analista do Sebrae Minas Renato Lana.

 

Desafio de Turismo e Inovação - Inova Gastronomia e Hackatur

O programa Desafio de Turismo e Inovação é destinado a pequenos empresários de bares e restaurantes e estudantes de graduação de Belo Horizonte. Para os negócios tradicionais da alimentação fora do lar, ele apresenta o Inova Gastronomia, focado naqueles que desejam aproveitar o cenário de crise para remodelar seus negócios, considerando uma visão de futuro e o novo perfil do consumidor.

Para os estudantes de graduação, é desenvolvido o Hackatur, que faz parte do Futurismo – Programa de Pesquisa e Inovação Turística da Belotur, e tem o objetivo de promover intercâmbio com o ambiente acadêmico e consolidar a capital mineira como um destino turístico inteligente, competitivo e sustentável. Os estudantes são desafiados a desenvolverem soluções inovadoras para melhorar a performance das empresas e auxiliá-las no processo de remodelagem, considerando uma visão de futuro e o novo perfil do consumidor, fundamental para mudança de atitudes e organização do negócio pós-Covid-19.

“Os participantes do programa tiveram acesso a várias capacitações em que trabalharam temas sobre gestão financeira, tendências da alimentação fora do lar e estratégias do setor de alimentação pós-pandemia, além de gestão comercial, marketing e posicionamento das empresas. As etapas foram realizadas de forma presencial e a distância e com resultados bem satisfatórios”, comemora Lana.