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Emei cria borboletário integrado à Horta Escolar no Projeto Eco Escola
Rosilene Barros/PBH

Emei cria borboletário integrado à Horta Escolar no Projeto EcoEscola

criado em - atualizado em

Os alunos da Emei Santa Cruz, localizada no bairro de mesmo nome, região Nordeste da capital, estão aprendendo de maneira pratica sobre a metamorfose das borboletas durante as aulas. O projeto desenvolvido na unidade de ensino mostra aos estudantes todas as fases da metamorfose do inseto e a importância das espécies para a natureza. Ele foi feito em um aquário de vidro com lagartas, folhas e borboletas. As crianças de 3 e 4 anos do turno da manhã foram as primeiras a vivenciarem esta experiência.

 

A ideia surgiu após a professora de apoio Rosilene de Jesus Correa Barros apresentar um vídeo sobre a metamorfose que as borboletas passam durante a vida. Além disso, o borboletário se tornou uma aula prática sobre o ciclo da vida na natureza.

 

De acordo com Walquiria Almeida, diretora da Emei Santa Cruz, acompanhar na prática como as coisas funcionam na natureza enriquece o aprendizado. “A metamorfose envolve transformações corporal, comportamental, alimentar e até em seu habitat. De uma forma lúdica, cantada, encenada, vista em tela, e na própria horta onde está sendo trabalhado, as crianças se apropriam de múltiplos conhecimentos”, destaca.

 

Unidades Produtivas Institucionais em Escolas

 

O Programa EcoEscola-BH trabalha, desde 2016, na implantação de hortas escolares na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. O projeto é uma parceria entre a Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional e as escolas municipais. Ao todo, 113 escolas mantêm as próprias hortas, com a participação de alunos do ensino infantil, fundamental, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e rede parceira. Outros espaços municipais como centros de saúde e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) também podem receber hortas institucionais.

 

Os alimentos produzidos pelos estudantes podem servir como complementação na alimentação escolar, já que são cultivados com base em princípios agroecológicos. Nos espaços, os alunos aprendem sobre os ciclos naturais de plantio, cultivo, colheita, compostagem e reciclagem e que a horta como um todo, está inserida em sistemas maiores como o ciclo da água, o ciclo das estações, entre outros existentes na rede planetária da vida.